Connect with us

Turismo

Destaques do Polo de Ecoturismo de São Paulo estarão presentes na Abeta Summit 2022

Congresso e Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura acontecem de 1º a 3/12 na Oca do Ibirapuera

Publicado

em

Ainda pouco conhecido da população, o Polo de Ecoturismo de São Paulo, na região do extremo sul, é uma grata surpresa para turistas e moradores da cidade, que podem usufruir de momentos em contato com a natureza e descompressão do cotidiano.

Publicidade
Destaques do Polo de Ecoturismo de São Paulo estarão presentes na Abeta Summit 2022
Mirante no Polo de Ecoturismo de São Paulo. Foto: Daniel Deák/ SPTuris.

Para apresentar esse patrimônio natural em plena metrópole ao público, a Prefeitura de São Paulo oferece apoio ao Abeta Summit 2022 – 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura e à Feira (Re)Descobrindo o Brasil, que acontecem na Oca do Parque Ibirapuera, de 1º a 3 de dezembro de 2022, com o mote “Deixe São Paulo surpreender você”. O acesso ao congresso é exclusivo aos pagantes inscritos, mas a feira terá entrada gratuita e pela primeira vez será aberta ao público final.

O Polo de Ecoturismo de São Paulo terá espaço no estande da cidade como produto turístico da capital, trazendo ao público as possibilidades da prática de atividades de ecoturismo e turismo rural, por meio da visita a parques naturais municipais (como Bororé, Varginha, Itaim, Jaceguava), reservas particulares do patrimônio natural, aldeias indígenas guarani, além de empreendimentos privados, como parque de aventura, borboletário, sítios de agricultura orgânica e agroecológica e outros atrativos. 

Trilha em um dos parques municipais do Polo. Foto: Daniel Deák/ SPTuris.
Trilha em um dos parques municipais do Polo. Foto: Daniel Deák/ SPTuris.

E para deixar o público com ainda mais vontade de conhecer o território, alguns dos empreendedores do Polo estarão presentes, em uma mostra com os mais variados produtos locais, como compotas, geleias, cachaças e cerveja produzidos com cambuci – fruto típico da mata atlântica, sob ameaça de extinção –, mel de abelhas nativas e seus derivados (velas, cosméticos, aromatizadores), artesanato indígena, produtos orgânicos e agroecológicos (hortaliças, chips de frutas desidratadas), pães de fermentação natural, além de souvenirs e outros produtos.

Bebidas e geleias feitas de Cambuci serão apresentadas na feira. Foto: Daniel Deák/ SPTuris.

Estão previstas ainda algumas rodas de conversas com especialistas para apresentar os Polos de Ecoturismo da cidade (Parelheiros e Cantareira), turismo de base comunitária, acessibilidade e outros temas, que dão dicas e despertam o interesse em experimentar mais a vida ao ar livre.

O evento tem apoio da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, ligada à Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos).

Publicidade

Segundo o secretário executivo da SECDS, Carlos Fernandes, “a feira Abeta Summit 2022 é uma oportunidade de posicionar o Polo de Ecoturismo de São Paulo no mapa dos destinos de turismo de aventura do Brasil”, destaca. “Vamos apresentar os principais atrativos aos profissionais do mercado e ao público em geral, consolidando o esforço e importância dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de São Paulo na região”, completou.

Siga as redes sociais do Polo de Ecoturismo de São Paulo:

Publicidade

Instagram @polodeecoturismosp
Youtube @polodeecoturismosp
TikTok @polodeecoturismosp
Facebook @polodeecoturismosp

Stand up Paddle no Rio Capivari. Foto: Divulgação/ SPTuris.

Sobre o evento

Idealizado e realizado pela Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, a feira é uma oportunidade para amantes de ecoturismo e turismo de aventura conhecerem produtos do segmento, descobrirem destinos brasileiros, além de participarem de experiências e outras atividades.

A área expositiva também terá presença de destinos como os estados de Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro; municípios como Ilhabela, Socorro, Conceição do Mato Dentro e Santa Rita da Jacutinga; além de atrativos como a Cordilheira do Espinhaço e Caminho da Fé.

Publicidade

Para os empresários do trade e quem trabalha na área, o 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura ocorre de forma paralela com o tema “Brasil, 200 anos e o futuro que queremos”.

Palestrantes de nível internacional irão abordar diversos temas como segurança na prática do ecoturismo, acessibilidade no turismo de natureza, mulheres no off-road, Turismo científico, entre outros. Para participar das palestras, é necessário realizar cadastro e pagamento de inscrição.

Publicidade

Saiba mais sobre o evento, incluindo a programação prevista das palestras: https://abetasummit.com.br.

Siga @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade