Connect with us

Espírito Santo do Pinhal

Educação financeira: por que esse conhecimento é importante para crianças e adolescentes?

Aprender a poupar e investir de forma consciente estimula independência financeira e ajuda a lidar de forma equilibrada com o dinheiro na vida adulta

Publicado

em

Educação financeira por que esse conhecimento é importante para crianças e adolescentes
© Foto: Divulgação/Escolas Champagnat

Ainda tem quem pense que dinheiro não é assunto de crianças. Mas o consumo é muito presente na vida dos pequenos, inclusive na forma de publicidade que é direcionada a eles. Quando têm acesso à educação financeira desde cedo, tornam-se adultos mais responsáveis com o dinheiro, além de melhores planejadores, investidores e consumidores mais conscientes.

Publicidade

Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) concluiu que 45% dos brasileiros não cuidam de suas próprias finanças. Outra pesquisa, divulgada pela S&P Global FinLit Survey, apontou que apenas 28% dos brasileiros têm conhecimentos mais aprofundados sobre economia e passaram por um processo de educação financeira.

Ainda que muitos pais enxerguem a educação financeira como um conhecimento necessário para seus filhos, falta que o tema seja amplamente debatido, sobretudo nas escolas. Trata-se de uma discussão muito necessária, afinal, adultos sem educação financeira têm mais chances de gastar de forma descontrolada e de se endividar.

Publicidade

Como ensinar educação financeira para os filhos?

Em casa, o assunto pode inicialmente ser abordado de uma forma simples e lúdica, incentivando a criança a guardar moedinhas em um cofrinho, por exemplo. Com o tempo, é possível incluir novas responsabilidades, de acordo com a idade. Munidas de informação e orientação, ela se torna capaz de fazer escolhas, tomar decisões mais assertivas e, por consequência, de consumir de forma mais consciente.

Ao ensinar o valor de cada cédula de dinheiro, fica mais fácil para que os mais novos compreendam o preço das coisas que querem. Uma dica é incentivar que eles foquem em algumas metas financeiras: se a criança quer um brinquedo ou fazer passeio, uma boa ideia é instruí-las a guardar o dinheiro necessário para atingir essa meta.

Publicidade

A partir dos oito anos, as crianças já são capazes de começar a entender sobre investimentos. Isso pode ser feito estipulando uma mesada para ajudá-las a compreender o que podem comprar ou quanto precisam poupar para adquirir algo mais caro.

No caso dos adolescentes, já é possível ensinar sobre como criar um orçamento, poupar, investir e realizar um planejamento financeiro. Inclui-los no planejamento financeiro familiar, por exemplo, facilita que consigam se organizar financeiramente para atingir seus objetivos e realizar seus sonhos. Isso também estimula o adolescente a ser mais independente, já que o ensina a tomar decisões que terão reflexo em toda sua vida.

Publicidade

Educação financeira na escola

Junto com a família, a escola é responsável por potencializar as capacidades dos jovens e contribuir com seu desenvolvimento e aprendizagem, e abordar a educação financeira no currículo escolar é importante para promover esse desenvolvimento.

Atividades com essa finalidade promovem nas crianças aprendizados sobre variadas áreas do conhecimento. Elas aprendem a observar o mundo que as cerca, e também sobre valores financeiros, quantificação, além de refletir sobre as relações sociais dentro e fora da escola e/ou do ambiente familiar.

Publicidade

Nas Escolas Champagnat, localizadas em Adamantina, Birigui, Espírito Santo do Pinhal e Presidente Prudente, conscientizar sobre consumo e promover educação financeira fazem parte do cotidiano. Em projetos voltados para esse tema, os estudantes são estimulados a compreender o valor dos produtos consumidos e a lidar com o dinheiro de forma racional, por meio de atividades práticas e didáticas que integram diferentes disciplinas e promovem conhecimento imprescindível para a vida adulta. Para 2023, será incluído na matriz curricular dos Anos Finais o componente Educação Financeira, a fim de potencializar esses conhecimentos para a vida.

Há mais de 200 anos, o Grupo Marista trabalha na formação de indivíduos protagonistas, íntegros, conscientes e preparados para liderar iniciativas que fazem a diferença nas comunidades em que estão inseridos. Agende uma visita e conheça mais sobre a proposta Champagnat.

Publicidade

Sobre as Escolas Champagnat: Com um sistema de ensino baseado na aprendizagem criativa, a Escola Champagnat permite aos alunos vivenciarem o aprendizado de forma dinâmica, com a mão na massa e a resolução de problemas. Além de aulas diárias de inglês, também fazem parte da rotina educacional aulas com elementos da robótica e recursos da Microsoft, como o Minecraft. Saiba mais em: https://escolachampagnat.com.br/

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade