Connect with us

Geral

Movimentação no fim de ano registra alta de 45,6% e atinge marca de 9,76 milhões de passageiros

Aeroportos do estado de São Paulo devem receber pelo menos um terço do total desses passageiros no período

Publicado

em

As festas de fim de ano devem movimentar mais de 9,76 milhões de passageiros pelos aeroportos do país. A estimativa, realizada pelo Ministério do Turismo, foi divulgada na segunda-feira (26/12) e apontou um crescimento de 45,6% em relação ao mesmo período de 2021, quando 6,7 milhões voaram pelos céus brasileiros. O estado de São Paulo deverá receber pelo menos um terço destes passageiros, tendo o aeroporto de Guarulhos o de maior movimentação, com a previsão de 2,1 milhões de pessoas.

Movimentação no fim de ano registra alta de 45,6% e atinge marca de 9,76 milhões de passageiros
O destaque vai para o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, onde estão estimados mais de 1,25 milhão de passageiros e 52% de crescimento. — Foto: MTur

Os aeroportos da rede Infraero aguardam a passagem de cerca de 2,5 milhões de pessoas. O número é 45% maior do que o movimento do ano passado, que foi de 1,7 milhão. O destaque vai para o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, onde estão estimados mais de 1,25 milhão de passageiros e 52% de crescimento; e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), com 766,1 mil pessoas, 71% a mais que em 2021. 

Para garantir melhores experiências aos turistas, os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública vêm lançando, desde o ano passado, novas edições da publicação “Consumidor Turista”, com dicas e orientações para aprimorar as relações de consumo no setor. As primeiras edições tiveram como foco o transporte aéreo, englobando a jornada que o turista percorre durante a viagem e também o momento logo após o desembarque no destino escolhido. Já a última edição contou com dicas para os apaixonados pelo turismo de natureza.

RODOVIÁRIAS – As rodoviárias do país devem receber milhares de viajantes no período. No Rio de Janeiro, por exemplo, são esperados mais de 560 mil passageiros. Em Belo Horizonte (MG), a previsão ultrapassa os 540 mil. Em Belém (PA), a estimativa é de que 45 mil passageiros passem pelo terminal da capital paraense, alta de 12,5% em relação ao ano passado. Em Curitiba (PR), estão previstos 167 mil embarques e desembarques. Em Cuiabá (MT), são esperados mais de 134 mil viajantes, um crescimento de 30%.

Leia também: 10 dicas para fazer uma viagem de ônibus segura nessas férias

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura. Uma delas é observar se estabelecimentos do setor possuem o Selo Turismo Responsável, que indica boas práticas de biossegurança para 15 atividades do ramo. A iniciativa define protocolos específicos de prevenção à Covid-19 e busca auxiliar na retomada segura de atividades tanto para turistas quanto para trabalhadores. O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo, entre outros, e pode ser obtido de maneira rápida e gratuita pelo site do programa.

Siga @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News

Com informações do Ministério do Turismo.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade