Emprego
No 3º trimestre, ocupação fica estável e diminui o desemprego no Estado de SP
Taxa de desocupação diminuiu de 9,2% para 8,6%
O número de ocupados aumentou em 75 mil (0,3%), no terceiro trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior, e o total de desempregados diminuiu em 149 mil, no Estado de São Paulo, de acordo com estudo da Fundação Seade, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Houve aumento nos serviços (161 mil), na agricultura (35 mil), na indústria (19 mil) e nos serviços domésticos (13 mil) e redução na construção (-119 mil) e no comércio (-34 mil). O número de ocupados que contribuíam para a previdência social (formais) cresceu 0,7% e o de não contribuintes (informais) diminuiu 0,8%.
No 3º trimestre de 2022, 2,3 milhões de pessoas estavam desocupadas. A taxa de desocupação diminuiu de 9,2% para 8,6% e a taxa composta de subutilização da força de trabalho decresceu de 17,9%, no 2º trimestre, para 16,8%.
O rendimento efetivo médio dos ocupados (R$ 3.267) aumentou 1,2% em relação ao 2º trimestre de 2022 e permaneceu praticamente estável (0,2%) na comparação com igual período do ano anterior.
Por áreas do estado
Na Região Metropolitana de São Paulo, o número de ocupados praticamente não variou (-0,2%) em relação ao trimestre anterior. Ocorreram crescimento nos serviços (91 mil), relativa estabilidade na agricultura, na indústria e nos serviços domésticos e redução na construção (-87 mil) e no comércio (-27 mil). O número de ocupados sem contribuição à previdência social (informais) diminuiu 1,5% e houve relativa estabilidade (0,3%) para os contribuintes (formais).
No município de São Paulo, a estimativa de ocupados reduziu-se em 6,5 milhões de pessoas, com decréscimo de 1,1% em relação ao 2º trimestre de 2022. Houve aumento nos serviços (80 mil), estabilidade na agricultura e redução na construção (-77 mil), na indústria (-55 mil), nos serviços domésticos (-17 mil) e no comércio (-6 mil).
No interior e litoral, houve aumento de 0,8% em relação ao 2º trimestre de 2022. Observaram-se crescimento nos serviços (71 mil), na agricultura (34 mil), na indústria (21 mil) e nos serviços domésticos (9 mil) e redução na construção (-31 mil) e no comércio (-7 mil).
Siga @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.

-
Espírito Santo do Pinhal4 dias ago
CPFL Paulista sorteia um ano de conta de energia grátis para clientes que utilizam PIX para pagamento
-
Notícias regionais3 dias ago
Senac São João da Boa Vista promove vivências culturais, inclusivas e sustentáveis durante a 10ª Semana Senac de Leitura
-
Geral2 dias ago
Além do conteúdo: o papel do link building na conquista da primeira página
-
Geral2 dias ago
Construção segura: quando incluir portas corta-fogo em um projeto?
-
Geral2 dias ago
Jornada do usuário tem impacto direto nas estratégias de SEO: veja como mapear e otimizar