Você sabia que as pausas no trabalho podem diminuir os riscos de Burnout? Isso acontece porque esses momentos de descanso no decorrer da jornada beneficiam a saúde física e mental e ajudam a manter a energia, concentração e interesse nas atividades.
Entretanto, nem todos sabem a frequência, duração ideal e atividades indicadas para esses breaks, pensando nisso, preparamos um artigo com informações importantes para garantir que você aproveite ao máximo suas pausas no trabalho.
Maus hábitos são construídos pela preocupação com o que os outros pensam
Estatísticas revelam que a maioria dos profissionais realiza um intervalo inferior a 30 minutos na hora do almoço, faz as refeições na mesa de trabalho ou não realiza qualquer pausa durante o trabalho, com exceção das idas ao banheiro.
Esses maus hábitos são construídos pela preocupação com o que os outros pensam. Segundo uma pesquisa da Tork, 20% dos americanos acham que se fizerem uma hora de almoço, serão vistos como preguiçosos pelos líderes, e 13% acreditam que passariam essa impressão para os colegas de trabalho.
Tanto que quase 40% desses profissionais raramente ou nunca fazem uma hora de almoço. Metade deles são profissionais mais jovens, que justificam a escolha pela falta de tempo para concluírem todas as atividades do dia. Outros 19% dos trabalhadores afirmam que são feitas muitas reuniões de trabalho no horário de almoço. Maus hábitos podem desencadear a Síndrome de Burnout.
O poder das pausas durante o expediente
Você sabia que uma pausa de 15 minutos a cada hora trabalhada é suficiente para que seu cérebro se desconecte pelo tempo ideal para que você se sinta renovado sem que perca a concentração na atividade em mãos?
Além disso, essas pausas ajudam o colaborador a se sentir mais valorizado pelo empregador, tanto que 90% dos empregadores afirmam incentivar as pausas, segundo um estudo da Tork.
Além disso, as pausas no trabalho podem diminuir a incidência de diversos problemas de saúde física e mental, tanto que 37% dos profissionais afirmam que as pausas no trabalho afastam o Burnout.
Geralmente, os profissionais fazem pausas durante o trabalho para checar as redes sociais, acompanhar portais de notícias, assistir Netflix e ler um livro. No entanto, segundo a Sage Publishing, outras atividades podem promover a produtividade durante as pausas:
- Caminhar por cerca de 20 minutos aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, estimulando a criatividade.
- Sair para um ambiente externo por 30 minutos aumenta o índice de produtividade em 45% – dados da Study Finds.
- Realizar uma sequência de exercícios físicos por 10 minutos aumenta o nível de energia.
Você também pode conversar com os colegas de trabalho, continuar a leitura daquele livro de ficção, fazer um lanche, ouvir música, escrever e desenhar ou fazer alguma atividade voltada à espiritualidade.
O mais importante é que você faça uma pausa de 10 a 15 minutos a cada hora de trabalho e se ocupe com atividades não relacionadas ao trabalho, para que os intervalos ajudem a diminuir o estresse e a fadiga e manter a concentração e a produtividade. Isso precisa ser reconhecido tanto pelos profissionais, quanto pelos empregadores.