Em uma ação coordenada, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, hoje (30/3), desde as 8h00, fiscalização surpresa para vistoriar, de forma surpresa e concomitante, 443 unidades de Saúde localizadas em 237 municípios paulistas.
A ação, que será realizada até às 16h00, acontecerá em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas no interior, litoral e na região metropolitana. A ação envolverá o corpo de 448 Agentes da Fiscalização.
O objetivo é verificar as condições estruturais nas unidades: obras incompletas, faixa de cobertura populacional, instalações e equipamentos obrigatórios, falta e/ou desperdício de medicamentos, exames, métodos contraceptivos e vacinas.
A fiscalização também busca identificar se há problemas de gestão (gerenciamento): dificuldade para agendamento ou encaminhamento de pacientes a serviços referenciados, ausência de dados da produção e não disponibilização de sistemas de informações obrigatórios.
A evolução da ação poderá ser acompanhada – em tempo real – pela Internet (http://streaming.tce.sp.gov.br/dashboard) com interface para acesso público que trará dados, principais ocorrências, apontamentos preliminares, e fotos/vídeos dos locais. Ao final do dia, o TCE vai gerar um relatório preliminar, com a compilação de dados e imagens.