Connect with us

Economia

São Paulo tem maior abertura de empresas do Sudeste no início de 2023, revela Serasa Experian

Na análise nacional, o primeiro mês do ano registrou recorde no segmento de Serviços, com o maior número desde 2010

Publicado

em

Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelaram que, em janeiro deste ano, o setor de Serviços alcançou um recorde com 257.769 negócios criados. Essa é a maior quantidade desde 2010, início da série histórica do índice. Considerando todos os segmentos, no primeiro mês do ano foram abertos 355.788 empreendimentos e, os de Serviços representaram 72,5% do total. No recorte por regiões, São Paulo foi o estado da Sudeste com o maior número de novas companhias, marcando 100.979 aberturas. Veja no gráfico a seguir os dados regionais e nacionais por setores:

São Paulo tem maior abertura de empresas do Sudeste no início de 2023, revela Serasa Experian
Imagem: AleksTaurus | Depositphotos

+ Surgem mais de 230 mil novos MEIs em setembro, indica Serasa Experian
+ 39,8% das empresas em São Paulo são lideradas por mulheres, indica Serasa Experian

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem fatores que podem explicar a popularidade que o setor de Serviços tem entre os empreendedores. “O segmento atrai mais os novos donos de negócios, pois em diversas áreas da prestação de serviços não é preciso ter um alto investimento inicial, contratar pessoas ou locar imóveis, por exemplo. Dessa forma, é possível progredir de maneira mais barata e facilitada”. Além disso, Rabi também pontua que, “o mês de janeiro tende a ser um período de início, em que as pessoas colocam os planos em prática para encarar o ano que vem pela frente”.

Ainda segundo a análise nacional do índice, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a natureza jurídica que representou a maior parte das empresas abertas (81,7%). Em sequência estavam as Sociedades Limitadas, que significaram 15,3% dos novos negócios, seguidas pelas Empresas Individuais e “Demais”, ambas categorias marcaram 1,5%.

Região Sudeste concentra a maior parte das novas empresas

A análise regional revelou que, 50,6% das empresas criadas em janeiro de 2023 pertenciam à região Sudeste. 18,5% dos empreendimentos estavam localizados no Sul, 16,6% no Nordeste, 9,3% no Centro-Oeste e 4,9% no Norte. Confira no gráfico a seguir os números completos de cada Unidade Federativa:

Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios

Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais. Clique aqui e saiba mais!

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.