Começou a contagem regressiva para preencher a ficha e efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2023, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 15 horas desta segunda-feira (15). O valor da taxa é de R$ 33 e a prova será aplicada no dia 4 de junho. O processo seletivo oferta vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.
Além de estudar de forma gratuita, o ingressante da Etec abre portas para conquistar destaque no mercado de trabalho, ter novos conhecimentos para transição de carreira ou ainda a chance de atualizar as habilidades em sua área de atuação.
Nesta edição, o Vestibulinho das Etecs oferece 44.127 vagas, distribuídas por todo o Estado de São Paulo. Estão disponíveis mais de 80 opções de cursos técnicos, com duração de três ou quatro semestres, na modalidade presencial, semipresencial e online, e outras 11 opções de especializações técnicas, com duração de um semestre.
Inscrições
As inscrições para o Vestibulinho das Etecs devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O interessado deve preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar a taxa de R$ 33 em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o fim do expediente bancário desta segunda-feira (15).
As Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que os candidatos possam fazer a inscrição. É preciso entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis para essa finalidade.
Requisitos
Para concorrer a uma das vagas disponíveis para os cursos técnicos, nas três modalidades, o interessado deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série. Confira informações detalhadas na página 2 da Portaria.
Para concorrer a uma vaga de Especialização Técnica, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível na internet.
Já para quem deseja disputar uma das vagas remanescentes, é necessário estar cursando a terceira série do Ensino Médio, ou ter concluído esse ciclo, e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.