Connect with us

São Paulo

Turismo Rural: produtos artesanais são atrativos para destinos no campo em SP

Pavilhão na Agrishow coloca o público em contato com agricultores artesanais e convida para destinos turísticos rurais no interior do estado

Publicado

em

Turismo Rural produtos artesanais são atrativos para destinos no campo em SP
© Foto: Governo do Estado de São Paulo

Há nove anos, a família de Angela Giora resolveu trazer para o interior de São Paulo a experiência de 30 anos produzindo queijos artesanais na Itália. A Fazenda Terra Límpida, que fica na cidade de Cássia dos Coqueiros, a cerca de 350 km da capital, produz uma grande variedade de queijos utilizando leite orgânico, também extraído no próprio local.

Publicidade

Leia também:
+ Governo de SP viabilizará R$ 200 milhões em linha de financiamento para agroindústria
+ Cafeicultores encontram suporte completo no estande da Coopercitrus na Agrishow

Angela é um dos cerca de 60 produtores rurais que enxergaram a possibilidade de atrair turistas para seu empreendimento por meio da exposição montada no pavilhão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo na 28ª edição da Agrishow. A maior feira agro do Brasil ocorre até essa sexta-feira (5) em Ribeirão Preto.

Publicidade

“É a primeira vez que estamos expondo aqui na Agrishow, já estivemos aqui antes como visitantes. É importante essa divulgação de que fazemos algo diferente, uma produção totalmente orgânica”, afirmou Angela.

Para ela, a iniciativa possibilita que pessoas de outras regiões do estado e do País conheçam seus produtos e incluam a fazenda na lista das rotas turísticas a serem visitadas no interior paulista. “A gente consegue comunicar isso ao público, ressaltando também o bem estar dos nossos animais. Além dos queijos, a gente recebe os turistas para almoçar. Oferecemos comida italiana, também produzimos pão caseiro com fermentação natural”, disse a agricultora.

Publicidade
A maior feira agro do Brasil ocorre até essa sexta-feira (5) em Ribeirão Preto | Foto: Divulgação | Governo de SP

No estande de 1.200 metros quadrados, os visitantes podem experimentar e adquirir queijos, cafés, vinhos, produtos de charcutaria, entre outras iguarias típicas dos agricultores que integram as rotas gastronômicas do Programa Sabor de SP e que também fazem parte dos programas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP.

“É a primeira vez que a gente expõe na Agrishow e quer permanecer todos os anos. A ideia é criar essa sinergia com a secretaria para ampliar o turismo na nossa fazenda”, afirma o produtor Leonardo Roca, da Fazenda Irarema.

A propriedade situada em São Sebastião da Grama é conhecida pela excelência na produção de azeite de oliva, cujas variedades vão desde o azeite tradicional até sabores como manjericão, alho e avocado. Além de distribuir para todo o Brasil, a fazenda familiar também oferece produtos exclusivos para turistas que visitam o local, além de atividades ligadas à especialidade. “O turista que visita a fazenda tem a experiência de um passeio entre os olivares. Durante a safra, ele também consegue acompanhar a extração, o envase, tudo o que é feito lá”, explicou o produtor.

Publicidade

Há pouco mais de uma década, São Paulo se consolidou como o maior destino de turismo rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo o Sebrae. Diante disso, o Programa Sabor de SP tem a proposta de promover a culinária regional por meio de festivais, workshops de capacitação e rodadas de negócios nos dez roteiros gastronômicos mapeados pelo estado.

Para o secretário do Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, o Turismo Rural tem o potencial de se transformar em um dos mais expressivos eixos de desenvolvimento do turismo no estado. “Estamos fazendo um trabalho conjunto com o objetivo de expor essa grande riqueza que é o nosso agroturismo e também apresentar a força do produtor rural e dos nossos destinos”, afirmou Lucena.

Publicidade

Fonte: Portal do Governo SP

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade