A preocupação com a preservação do Meio Ambiente sempre esteve presente na história da Renovias. Em 25 anos de concessão, todos os investimentos em obras de engenharia e infraestrutura sempre contemplaram de forma abrangente as necessárias compensações ambientais para garantir o equilíbrio ecológico ao longo da malha viária. Iniciativas voltadas à sustentabilidade também se mantém em pauta na rotina da Renovias, com propostas para a economia de energia, o descarte regular do lixo, o reuso da água da chuva, dentre outras.
+ Renovias traz inovação em equipamento destinado a resgatar vítimas presas em ferragens
Neste ano, uma das iniciativas que vão ocorrer neste 5 de junho é a apresentação da peça teatral “A Energia do Palhaço” na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Profa. Regina Maria Tucci, em Mogi Mirim, para aproximadamente 330 alunos. A peça é encenada pela Cia. Circo Teatro Sem Lona, abordando o tema Energia e sua importância para a evolução da sociedade. De maneira lúdica e com o auxílio de um painel de led, o espetáculo aborda a prevenção de acidentes, o uso seguro da energia elétrica, eficiência energética e consumo consciente de energia e água, destacando valores e atitudes de cidadania, levando dicas importantes de segurança para crianças.
DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES
A Renovias fará a distribuição de aproximadamente 800 cartões produzidos em papel semente, um tipo de papel sustentável, 100% biodegradável e ecológico que, ao ser plantado e regado, pode germinar.
+ Renovias aponta cuidados com neblinas ao trafegar pelas rodovias
Os cartões serão distribuídos tanto para colaboradores da Renovias, quanto para alunos da rede pública e clientes que trafegam, diariamente, pelas rodovias administradas pela concessionária.
SUSTENTABILIDADE
Além das atividades pontuais executadas pela Renovias neste 5 de junho, a Concessionária também irá investir, ao longo 2023, cerca de R$ 380 mil em quatro projetos sustentáveis, para a implantação de um sistema de Energia Elétrica Solar Fotovoltaica em instituições que cuidam de idosos e crianças, nas cidades de Mogi Mirim e Casa Branca.
Todos os projetos receberam aportes em dezembro de 2022 e devem ser concluídos até o final de 2023, por meio de dedução do Imposto de Renda.