O serviço de primeira via do RG para menores de idade pode ser realizado desde os primeiros dias de vida do recém-nascido. Em 2022, o Poupatempo realizou 863 mil atendimentos para solicitações de carteiras de identidade a pessoas com menos de 18 anos. Neste ano, entre janeiro e abril, foram realizados 276 mil atendimentos. O documento garante segurança para a criança em todas as situações que requerem a identificação, como, por exemplo, vacinação contra Covid-19.
É muito fácil tirar o RG das crianças e o primeiro é grátis. Já a segunda via tem uma taxa de R$ 51,39. Para ser atendido no Poupatempo, é obrigatório agendar data, horário e posto por meio dos canais digitais: Portal Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento para os serviços de RG – que é emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil de São Paulo, nas quase 230 unidades do Programa.
+ Confira o funcionamento do Poupatempo no feriado prolongado de Corpus Christi
Depois, basta comparecer ao posto selecionado com um dos pais ou responsável legal, com documento de identificação com foto, e apresentar a Certidão de Nascimento original e cópia. Não há taxa para realização do serviço, apenas o custo opcional de envio pelos Correios no valor de R$ 9,09. Durante o atendimento, será feita a coleta de foto, assinatura ou digital, portanto não precisa levar foto ao posto.
Quando renovar?
Legalmente, o RG não tem prazo de validade, mas o documento deve identificar a pessoa. Ou seja, se a criança cresceu e mudou de feições, o ideal é tirar uma segunda via atualizada. Isso vale também para adultos.
Bancos e cartórios, por exemplo, não aceitam documentos com mais de dez anos de data de emissão por questões de segurança. Países do Mercosul também recusam RGs com mais de dez anos.
+ Consulta do IPVA 2023 pode ser feita pelo WhatsApp do Poupatempo
Já são 265 serviços digitais no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual chamado “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-297
Fonte: Portal do Governo SP