Dados atuais da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) mostram que mais de 12 milhões de motoristas já optaram pela praticidade dos pagamentos automáticos proporcionada pelo uso de uma tag eletrônica no veículo. De acordo com a entidade, esse número representa um crescimento de cerca de 50%, em relação aos dados observados no começo de março de 2020, antes do início da pandemia da covid-19.
Dentre os motivos que têm impulsionado a adesão deste meio de pagamento entre motoristas de todo o país, a praticidade e o controle de gastos são os grandes destaques. Mas, segundo Carlos Gazaffi, presidente da Abepam e do Sem Parar, é preciso considerar que, durante a pandemia, usuários começaram a optar cada vez mais pelo uso de meios de pagamento sem contato além do crescimento observado após a implantação do free flow no país. “Embora usadas com mais frequência nos pedágios, as tags podem ser utilizadas em diversos pontos da jornada dos clientes. Para se ter uma ideia, hoje há mais de 11 mil estabelecimentos no Brasil que aceitam as tags como forma de pagamento em estacionamentos, lava-rápido, drive thru e postos de combustíveis, por exemplo”, finaliza.
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Sobre a Abepam
Criada em dezembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) reúne as principais empresas do setor – ConectCar, Greenpass, Move Mais, Sem Parar e Veloe – e tem a missão de contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. O objetivo é criar um ecossistema mais eficiente e competitivo, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento saudável do mercado em benefício da sociedade.