Nos últimos dias foram registradas altas temperaturas na cidade de São Paulo e a expectativa é de que o calor extremo siga na próxima semana. O fenômeno climático histórico tem feito com que os paulistas vivam dias ensolarados e ao mesmo tempo bastante secos.
Essa onda de calor não apenas influencia o ambiente, mas também a saúde da população. Pensando nisso, é necessário estar atento à ingestão adequada de água para conseguir driblar os efeitos negativos que esse período pode causar ao corpo.
“Ao beber água regularmente, podemos ajudar na hidratação do organismo e prevenir sintomas desagradáveis, como ressecamento da boca e garganta, por exemplo. Além disso, ter uma hidratação adequada também ajuda a manter o bom funcionamento dos nossos órgãos internos, evitando maiores complicações de saúde”, afirma Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da UBS Jardim Nakamura, gerenciada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP).
LEIA TAMBÉM: Número de atendimentos por calor excessivo aumenta em São Paulo
Segundo a especialista, também é possível manter a hidratação do corpo com a inclusão de uma dieta rica em alimentos com alto índice de água. “É possível aumentar a hidratação do corpo consumindo algumas frutas e legumes, como pêssego, framboesa, pepino, melancia, abobrinha, morango, laranja, alface, tomate, melão e abacaxi. Todos esses alimentos têm um alto teor de água”, reforça.
A profissional ressalta, no entanto, que esses alimentos não substituem o consumo do líquido. Ela enfatiza que a água de coco é rica em potássio e magnésio, que ajudam a repor os nutrientes perdidos durante a transpiração, ou seja, também é uma ótima opção para hidratação.
Além disso, os sucos naturais, quando feitos com frutas frescas, são fontes de vitaminas e minerais e também podem auxiliar nos dias quentes.
LEIA TAMBÉM: 🥵 Onda de calor: Defesa Civil Nacional alerta para medidas preventivas que a população deve tomar
Cuidados cotidianos:
Além da alimentação, a nutricionista dá algumas dicas gerais de como amenizar os desconfortos nesses dias. Confira abaixo os cuidados:
- Evite a exposição direta ao sol nos momentos mais quentes;
- Evite a realização de exercícios físicos nos períodos de maior incidência solar;
- Use a abuse dos protetores solares;
- Lembre-se de usar chapéus e óculos escuros sempre que sair de casa;
- Dê preferência a roupas mais leves;
- Faça uso de umidificadores ou coloque bacias com água em casa;
- E não se esqueça de também proteger seu animalzinho de estimação.
Sobre o CEJAM
O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.
Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.
Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição.