Connect with us

Geral

Conselho de Arquitetura e Urbanismo convoca para eleições no dia 10 de outubro

Voto é obrigatório para arquitetos(as) e urbanistas com menos de 70 anos; novo sistema de votação reforça transparência e segurança do processo

Publicado

em

Conselho de Arquitetura e Urbanismo convoca para eleições no dia 10 de outubro
Conselho de Arquitetura e Urbanismo convoca para eleições no dia 10 de outubro
Foto: Divulgação

A votação das Eleições do CAU 2023 acontece no dia 10 de outubro e será realizada pela internet. Em cada unidade da federação, serão escolhidos os conselheiros para compor o Plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo local (CAU/UF), incluindo um representante federal.

O Plenário é a instância máxima de cada CAU/UF. No estado de São Paulo (CAU/SP), é composto por 56 conselheiros titulares, além dos respectivos suplentes.

Neste ano, há duas novidades muito importantes: o uso do sistema “VotaOnline”, da Justiça Eleitoral, para melhorar a segurança e transparência do processo; e a necessidade de cadastro no sistema(*)

O cadastro pode ser feito por meio do aplicativo ou diretamente no portal, utilizando o número do CPF e uma senha criada pelo usuário.

Continua depois da publicidade

O acesso ao sistema “VotaOnline” será feito por meio da senha cadastrada no sistema.

Voto em chapas

No dia da votação, (o)a profissional poderá escolher uma das chapas (lista de candidatos) disponíveis. Em São Paulo, há quatro chapas registradas, sendo o estado com o maior número em disputa.

No país inteiro são 51 chapas registradas: 49 chapas vão disputar os cargos de conselheiros federais e estaduais em todo o Brasil, e duas concorrem aos cargos de conselheiro federal e suplente representante das Instituições de Ensino Superior (IES). Estas duas chapas serão votadas por coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo registrados junto ao CAU.

Continua depois da publicidade

Quase dois mil arquitetos(as) e urbanistas disputam uma vaga no Plenário de seus estados.

Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir de 1.º de janeiro de 2024. A função não é remunerada.

Entre outras atribuições, o conselheiro avalia as contas do CAU/UF, decide a destinação dos recursos de seu Conselho, julga os profissionais em processos ético-disciplinares, e aprova acordos e parcerias.

Continua depois da publicidade

Além do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, há um CAU em cada estado além do Distrito Federal. Foram criados pela lei federal 12.378/10. Cada CAU/UF é uma autarquia federal e responde pela fiscalização do exercício profissional de arquitetos(as) e urbanistas em sua unidade da federação.

O CAU/SP é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo que atende a maior população de arquitetos(as) e urbanistas do país, com mais de 70 mil profissionais registrados.

Site especial das eleições do CAU

O CAU/SP tem um site especial para informar os(as) profissionais arquitetos(as) e urbanistas sobre todo processo eleitoral, incluindo as chapas registradas, seus programas e os currículos de todos os candidatos. Conheça.

Continua depois da publicidade

É importante que arquitetos(as) e urbanistas consultem este site para votarem de forma consciente no dia 10 de outubro.

Neste dia, o sistema online de votação estará aberto entre 0h às 23h59 do dia 10 de outubro.

O CAU/SP sugere aos (às) profissionais que não deixem para votar no último momento, e garantam com antecedência seu cadastro no sistema.

Continua depois da publicidade

(*) A plataforma é um serviço do Governo Federal que permite aos cidadãos acessarem diversos serviços públicos digitais.

Sobre o CAU/SP

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, que possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, além de zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe”.

Continua depois da publicidade

Compartilhe esta notícia

Publicidade

EM ALTA