A SAS Brasil retornou à cidade de Espírito Santo do Pinhal nos dias 28 e 29 de outubro para realizar uma emocionante expedição de atendimento médico gratuito. Durante esses dois dias, mais de 3.000 atendimentos foram realizados, beneficiando 2.154 pessoas em uma variedade de especialidades médicas, incluindo dermatologia, oftalmopediatria, odontopediatria, ginecologia, neurologia, pediatria, ortopedia e alergologia.
A ação contou com uma equipe de 110 voluntários de diferentes cidades do Brasil, garantindo que a população de Espírito Santo do Pinhal tivesse acesso a cuidados de saúde de qualidade. O evento foi coordenado pela médica Anna Beatriz Leite, que expressou sua satisfação em retornar à cidade para atender as crianças da rede pública de ensino que não foram alcançadas na última ação da organização.
História por trás dos números
Uma história de resiliência e esperança se destacou, trazendo à luz os desafios enfrentados na busca do acesso à saúde especializada. Thaís, uma mãe solo, enfrenta diariamente os desafios de cuidar de Valentina, uma criança diagnosticada com microcefalia causada pelo Zika vírus e autismo grau I. A garota é acompanhada por um neurologista local, mas recentemente apresentou problemas de visão, não conseguindo enxergar claramente de longe e frequentemente perdendo o equilíbrio. Os médicos da cidade suspeitam de um problema no “fundo do olho”, mas a causa exata permanece desconhecida.
Diante dessas dificuldades, Thaís procurou apoio durante a Expedição com o projeto Ver Magia, que realiza exames e consultas oftalmológicas e doam os óculos à criança caso seja necessário. Os profissionais de saúde examinaram a garota e prescreveram óculos na tentativa de corrigir seus problemas de visão.
Assim como Valentina, mais de 200 crianças da rede pública de ensino da localidade foram atendidas nas áreas de oftalmopediatria e odontopediatria. Dessa forma, puderam vivenciar a magia de ver o mundo e estão com um sorriso repleto de alegria e saúde. “Essa iniciativa é resultado do compromisso da SAS Brasil e de seus apoiadores em melhorar a qualidade de vida das comunidades, fornecendo serviços médicos especializados a quem mais precisa”, explicou Anna Beatriz Leite no retorno para a sua cidade, Rio de Janeiro.
Parcerias que fazem acontecer
A ação também contou com parcerias que disponibilizaram uma Unidade Móvel de Saúde e uma infraestrutura local para atender à comunidade. Uma das parcerias notáveis que tornaram esse evento possível foi a colaboração dos investidores sociais Ana Lúcia e Fábio Barbosa, responsáveis pela Fazenda Nova Cintra. Seu compromisso tem sido fundamental para viabilizar as atividades da SAS Brasil na cidade. Iniciada em 2020, essa parceria se concretizou no ano passado, revelando-se um sucesso notável. O êxito dessa colaboração levou os investidores sociais a firmarem uma nova parceria, permitindo que a SAS Brasil retorne às atividades na cidade.
“Eu e minha esposa temos como filosofia ajudar aquilo que está próximo a nós. Temos uma propriedade em Pinhal, a família da minha mãe é daqui em Pinhal, e é um privilégio poder ajudar e ver quão bem feito, impactante e organizado é esse trabalho”, explicou Fábio sobre o motivo da parceria com a startup social.
O empreendedor incentiva que outras pessoas apoiem projetos como o da SAS Brasil “O importante é ter a noção de que cada um pode fazer um pouco para ajudar. Se cada um varrer a sua calçada, o mundo ficará melhor. Esse sempre foi o nosso conceito”, destacou Fábio Barbosa após a sua visita durante a ação.
Além do apoio do casal, a Expedição contou com esforços da Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal que contribuíram para que a startup social levasse pelo segundo ano consecutivo saúde e alegria para a população. Embarcando junto com a SAS Brasil estavam a ONG Love For Life que levou atividades de recreação para as crianças, a Mercedes-Benz, Roche, La Roche Posay, Mercadão dos Óculos, Olhares do Bem e BR Serviços & Soluções.
Boletim de dados:
Durante os dias 28 e 29 no Postão de Espírito Santo do Pinhal, a caravana itinerante da SAS Brasil realizou 3.094 atendimentos, que beneficiaram 2.154 pessoas em oito especialidades médicas. Foram realizados 407 procedimentos em crianças e adultos. Dos pacientes mirins atendidos, 74 óculos de grau foram doados e 221 crianças participaram das atividades de recreação.
LEIA TAMBÉM: Startup social retorna à Espírito Santo do Pinhal e realiza atendimentos médicos gratuitos