Connect with us

Educação

‘Procão’ Paulista | Escola de SP recebe estudantes com pet terapia antes da avaliação que oferece vagas nas universidades

Em todo o Estado, serão mais de 15 mil vagas para ingresso direto ao ensino superior; provas começaram nesta quarta-feira (29)

Publicado

em

‘Procão’ Paulista Escola de SP recebe estudantes com pet terapia antes da avaliação que oferece vagas nas universidades
Foto: Divulgação | Governo SP

As escolas de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) deram início nesta quarta-feira (29) à primeira edição do Provão Paulista Seriado, aplicada nos 645 municípios do estado. Na zona sul da capital, a Escola Estadual David Zeiger organizou simulados com os estudantes, mas também momentos de descontração. No primeiro dia de avaliação, os estudantes receberam a visita de dois cachorros para sessões de pet terapia.

Na segunda-feira, a escola também organizou uma hora de atividades para relaxamento e os cães Kiara e Marley já passaram por lá. Além da visita dos pets antes das provas para uma última sessão de carinho na manhã desta quarta, os alunos também foram recebidos com um café da manhã especial. Na escola, 228 estudantes das três séries do Ensino Médio devem participar das provas até a próxima segunda-feira (4). 

Publicidade

Em todo o estado, a ação da Educação de SP ofertará mais de 15 mil vagas diretas no ensino superior, em universidades e faculdades estaduais.

“Já está comprovado que o contato com os pets pode ajudar estudantes a ficarem mais tranquilos antes de provas e, por isso, definimos esta como uma das nossas atividades de motivação antes do Provão Paulista”, comentou o diretor da Escola David Zeiger, professor Djalma Bernardo Torres.

Publicidade

Saiba mais sobre o Provão Paulista

As 15.369 vagas do Provão Paulista serão distribuídas entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

A avaliação para a 3ª série do Ensino Médio está marcada para esta quarta (29) das 8h às 12h, e quinta-feira (30), das 8h às 13h. O segundo dia de provas terá uma hora a mais de duração por conta da redação.

Publicidade

Outros 810,8 mil estudantes matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio farão provas nos dias 1º e 4 de dezembro. Os estudantes da 2ª série fazem a prova no período da manhã — das 8h às 12h nos dois dias — e os estudantes mais novos, da 1ª série, no período da tarde, das 14h às 18h, nos dois dias.

A aplicação do Provão Paulista, antes prevista para começar na terça-feira (28) foi alterada em razão de uma paralisação anunciada pelos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp. A alteração foi definida pelo Governo de São Paulo de modo a não prejudicar os mais de 1,2 milhão de estudantes do Ensino Médio que farão as provas,

Publicidade

Todos os alunos das três etapas do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais dos 645 municípios, nas escolas municipais e nas unidades do Centro Paula Souza, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) farão as provas em suas próprias escolas. É preciso estar atento, porém, ao horário de aplicação das provas, uma vez que estudantes que estudam no período da manhã podem fazer provas no período da tarde, e vice-versa. 

O mesmo acontece com estudantes do período noturno, uma vez que as provas serão aplicadas só no período da manhã ou tarde. Alunos que trabalham devem pedir a comprovação da participação nas provas diretamente à secretaria de sua escola. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Provão Paulista irá servir para ingresso em universidades públicas

Alunos matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar das provas deste ano, uma vez que a nota desta primeira edição será considerada quando ele estiver na 3ª série.

Publicidade

Alunos de fora

Alunos que não estão matriculados em 2023 na rede estadual e nas redes municipais paulistas ou nas Etecs farão as provas em São Paulo, capital. Todas as provas para estudantes de fora serão aplicadas na Escola Estadual Caetano de Campos, localizada na rua João Guimarães Rosa, 111, na Consolação.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade