Estudantes que fizeram o Provão Paulista têm até o dia 22 para registrar curso superior de preferência

Estudantes que fizeram o Provão Paulista têm até o dia 22 para registrar curso superior de preferência
Divulgação | Governo de SP

Alunos da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas matriculados na 3ª série do Ensino Médio em 2023 e que prestaram a primeira edição do Provão Paulista têm até o dia 22 de dezembro para registrar as opções de cursos superiores. Esse registro é obrigatório para o preenchimento das 15.369 vagas do Provão. 

Cada estudante pode optar por até 11 cursos diferentes. Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará vagas no ensino superior a partir de parceria inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

O registro de pelo menos uma opção de curso é obrigatório, uma vez que o estudante aprovado será chamado para a matrícula com base na sua escolha. Até o momento, 57,12% dos alunos inscritos no Provão Paulista apontaram os cursos desejados.

Para dar início à escolha, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF. 

O estudante poderá selecionar entre uma e 11 opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.

As opções são distribuídas da seguinte forma:

Para confirmar as opções, é preciso que cada aluno confirme suas escolhas no portal. Elas estarão registradas no perfil de cada estudante. 

Resultados

Os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro, quando os estudantes saberão sobre a aprovação em um dos cursos pretendidos.

Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.

Sair da versão mobile