Connect with us

Notícias Regionais

No Clube do Leitão, Secretaria de Agricultura reforça compromisso com suinocultura paulista

Associação de criadores reuniu, em Cabreúva, representantes da cadeia produtiva da carne suína do Estado de São Paulo

Publicado

em

Suino Cultura paulista
Divulgação | Secretaria de Agricultura

A Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), que completou 56 anos em 2023, realizou nesta sexta-feira (08/12), a sua tradicional festa de fim de ano, o Clube do Leitão, em Cabreúva, com lideranças e representantes de todo o setor produtivo da carne suína.

Durante o evento, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, enfatizou que a secretaria vai apoiar a expansão da suinocultura no Estado de São Paulo. “Estamos trabalhando para equalização do ICMS no setor, que atualmente, tem peso determinante nos sucessivos superávits de nosso Estado. Trata-se de uma cadeia produtiva de suma importância para São Paulo”, completou.

Publicidade

Outro destaque do evento, uma grande experiência gastronômica imersiva com produtos à base de carne suína, foi a comemoração dos 12 anos do Consórcio Suíno Paulista (CSP), braço da APCS, que tem como finalidade a compra de produtos da suinocultura de forma conjunta.

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo e São Paulo tem participação importante nesse mercado. De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), o número de abates de suínos nos 3 primeiros trimestres do ano, no estado de São Paulo, foi de 2,2 milhões de animais.

Publicidade

As projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para carne suína apontam para a superação do total de 5 milhões de toneladas neste ano, número até 1,5% maior que as 4,98 milhões de toneladas produzidas em 2022.

Vale ressaltar, que a carne suína é uma aliada da boa alimentação. Algumas pessoas pensam que estes benefícios estão presentes apenas nas aves e nos peixes, entretanto, a proteína possui diversos cortes altamente indicados para quem precisa manter uma dieta mais saudável e equilibrada.

Publicidade

O evento contou ainda com a presença do coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura, Professor Senna.

Divulgação | Secretaria de Agricultura

APCS

A Associação Paulista de Criadores de Suínos, que tem como sigla APCS, fundada em 30 de março de 1967, na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Atualmente sediada em Espírito Santo do Pinhal, é uma sociedade civil de duração indeterminada sem finalidade lucrativa que congrega os criadores de suínos.

Fonte: Secretaria de Agricultura de SP

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade