Connect with us

São Paulo

1º Concurso Estadual da Cachaça Paulista: inscrições começam no dia 21 de fevereiro

Iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento busca agregar valor e dar visibilidade às cachaças produzidas no estado

Publicado

em

Concurso Estadual da Cachaça Paulista
© robertohunger | Depositphotos

Concurso Estadual da Cachaça Paulista
© robertohunger | Depositphotos

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, abre no dia 21 de fevereiro as inscrições para o 1º Concurso Estadual da Cachaça Paulista, o Cachaça SP, que vai escolher as melhores bebidas produzidas no estado.

São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil: de acordo com levantamento feito pela pasta, são mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional.

Publicidade

Para o coordenador das câmaras setoriais da Secretaria, José Carlos Faria Jr., o objetivo é conhecer ainda mais a variedade da produção de cachaças no estado e ajudar a divulgar os produtos. A iniciativa, uma demanda do próprio setor, também realiza um resgate cultural da bebida e agrega valor a ela, focando na sustentabilidade da cadeia.

“São Paulo é um estado que tem grande produção, é um grande consumidor e o maior exportador de cachaça. Nós temos aqui, no interior do estado principalmente, uma série de pequenos e médios produtores de cachaças de alambique que são premiados internacionalmente, que são cachaças de alta qualidade e atrai o interesse dos consumidores do Estado”, afirma.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Governo de SP investe R$ 769 milhões e entrega 899 obras em escolas e creches em 13 meses

A ação do governo paulista se soma a outras medidas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para valorizar e divulgar o setor. Entre elas está a criação da Câmara Setorial da Cachaça e o lançamento do livro Cachaça SP. A partir de estudos de novas variedades de cana-de-açúcar, os institutos de pesquisa ligados à secretaria também contribuem no fomento à cadeia de produção.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Turismo de SP deve gerar R$ 304 bilhões em movimentação econômica em 2024

Para mais informações sobre a inscrição, fique atento às redes sociais da Secretaria de Agricultura e aos canais oficiais do Governo de SP.

Publicidade

Fonte: Portal do Governo SP

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.