Connect with us

Notícias Regionais

UNIFAE divulga balanço com mais 107 mil atendimentos de Saúde em 2023

Publicado

em

UNIFAE divulga balanço com mais 107 mil atendimentos de Saúde em 2023
© Divulgação | UNIFAE

Com os estágios obrigatórios dos estudantes na área de Saúde, a UNIFAE divulgou, nesta semana, os números de atendimentos em 2023. Ao todo, mais de 107 mil foram registrados, na parceria que o Centro Universitário tem com a Prefeitura de São João da Boa Vista.

Publicidade
>

Nos 365 dias do ano, a comunidade sanjoanense recebeu as ações dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia nas clínicas escolas da instituição de ensino, na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, no Ambulatório Médico UNIFAE, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e em projetos de extensão que acontecem por toda a cidade (realizados pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX) – veja números no gráfico.

LEIA TAMBÉM: UNIFAE retoma Pós-graduação com curso de Enfermagem em Urgência e Emergência

Publicidade

“Este é um dos nossos papeis, através de estudantes e professores. Temos a obrigação de prestar um serviço de qualidade para a população, além de colocar no mercado profissionais gabaritados para as opções que escolheram. Com os trabalhos que são realizados nesse período de estudos, os graduandos saem prontos para o que vão enfrentar em suas profissões”, destaca o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira.

“Damos muita atenção aos atendimentos em saúde, em especial aos que estão ligados a projetos de extensão. Esse contato que o aluno tem com o paciente é de extrema importância para vivenciar o que encontrarão lá na frente, depois de formado. E o que mais prezamos é a humanização, para que tenhamos enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, dentistas e psicólogos diferenciados, atendendo em São João e região”, reforça a Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib, Vice-Reitora e Pró-Reitora de Extensão da UNIFAE.

Publicidade

SERVIÇOS – Por ano, o Centro Universitário de São João da Boa Vista entrega cerca de 500 profissionais de Saúde às cidades de toda a região. No Campus principal, estão as clínicas escolas de Psicologia e de Enfermagem.

Na primeira, os serviços prestados são congruentes com o perfil do egresso, cuja formação está vinculada à saúde mental e à saúde em geral da comunidade, consistente com uma postura humanista, crítica e reflexiva. Na segunda, tem por finalidade promover um ambiente de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de habilidades por meio do ensino simulado.

Publicidade

Em outros locais da cidade estão as clínicas escolas de Fisioterapia e Odontologia, ambas referências na região. A primeira oferece atendimentos nas seguintes áreas: disfunções cardiovasculares, respiratórias, miccionais, ginecológicas, músculo-esqueléticas, reumatológicas, neurológicas, dermatológicas, vasculares e crânio-mandibulares; fisioterapia obstétrica, desportiva, oncológica, geriátrica, do trabalho,  hospitalar, saúde pública, studio de pilates e hidroterapia. Na segunda, os alunos passam por 15 disciplinas clínicas, com o intuito de desenvolver um profissional de perfil generalista, entre elas: dentística, periodontia, estomatologia, prótese fixa e removível, odontopediatria, ortodontia preventiva, endodontia, pacientes especiais, odontologia hospitalar e clínicas integradas.

Na Medicina, os atendimentos de estágio ocorrem no Ambulatório Médico da UNIFAE, na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem contar os atendimentos de internato que ocorrem em hospitais da região e de São Paulo.

Publicidade

Também é registrado os atendimentos com as crianças nos projetos de cricket e tênis com alunos e docentes de Educação Física, que ocorrem nas escolas municipais e estaduais de São João.

“Com mais de 107 mil atendimentos em 2023, contribuímos constantemente com a saúde do nosso município. Agradecemos as parcerias com o Departamento de Saúde e a Prefeitura Municipal, que abrem as portas dessa área para nossos alunos e professores realizarem seus estágios e trabalhos”, finaliza Marco Aurélio.

Publicidade

Atendimentos à comunidade sanjoanense (janeiro a dezembro de 2023)

  • Clínica Escola de Fisioterapia: 8.884
  • Clínica Escola de Psicologia: 3.456
  • Clínica Escola de Odontologia: 4.208
  • Enfermagem: 13.046
  • Farmácia: 48.012
  • Medicina: 29.459
  • Educação Física: 780

TOTAL: 107.845 atendimentos

Fonte: UNIFAE

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.