Connect with us

Educação

‘Arte de Inovar com Maratona de Inovação’ edição Sustentabilidade acontece no Senai Mogi Guaçu no dia 10

Desenvolvida pela Loa Produções Culturais com o apoio do Ministério da Cultura, iniciativa é pioneira no cenário nacional

Publicado

em

Senai Mogi Guaçu
© Foto: Divulgação

MOGI GUAÇU – Na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, às 13h30, o evento “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” – Edição Sustentabilidade chegará a Mogi Guaçu (SP), oferecendo uma programação direcionada aos alunos da Escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Promovido pela Loa Produções Culturais em parceria com o Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto busca cultivar o pensamento criativo e inovador, ao mesmo tempo que incentiva a conscientização ambiental entre o público jovem.

A iniciativa, centrada no desenvolvimento de soluções para os desafios da sustentabilidade através da conexão entre arte e inovação, apresenta, em sua primeira parte, o espetáculo teatral “Água à Vista”. O roteiro deste espetáculo aborda questões cruciais relacionadas à escassez de água. Em seguida, os espectadores são convidados a participar de uma competição de ideias, conhecida como hackathon, onde têm a oportunidade de se envolver como protagonistas no desenvolvimento de soluções voltadas para a preservação do planeta. Além disso, são incentivados a pensar em ações concretas para enfrentar problemas reais da sociedade.

O diretor de projetos culturais, Wellington Sacheti descreve a dinâmica do evento, que se divide em três fases: “Arte”, “Criatividade” e “Inovação”. “Os participantes serão provocados a fazer reflexões depois de assistir a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista, que aborda questões sociais importantes como o desafio de se viver em um planeta com escassez de recursos hidricos”, explica o facilitador.

As soluções criadas a partir das propostas dos estudantes serão apresentadas a um painel de jurados, e as três de maior destaque receberão um certificado de reconhecimento. Todos os participantes receberão um certificado de participação e um kit composto por uma revista educativa que aborda temas de inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e competências do futuro delineadas pelo Fórum Econômico Mundial.

É importante ressaltar que o projeto mobiliza várias entidades locais ao convidar parceiros regionais, como empresas, organizações e instituições, para se juntarem à iniciativa, oferecendo suporte em forma de mentorias, entre outras colaborações.

A CEO da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, destaca a singularidade do evento, que une arte, cultura e inovação em um projeto pioneiro no Brasil. “É um evento de grande impacto e que movimenta o ecossistema de inovação, tecnologia e negócios por onde passa. E é pioneiro porque é o único no Brasil a envolver arte, cultura e inovação em um único projeto. Com a arte conseguimos conduzir os participantes a chegarem mais rapidamente no entendimento dos problemas para propor soluções”, destaca.

SERVIÇO – O evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade acontece no dia 10 de maio, às 13h30, no Senai Mogi Guaçu, que fica na Rua Cambé, n° 140, no Jardim Ipe II.

'Arte de Inovar com Maratona de Inovação

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade