Desde o começo deste mês, o Estado de São Paulo tem oferecido assistência ao Rio Grande do Sul em decorrência das inundações provocadas pelo desastre climático. O governo estadual despachou agentes de segurança, veículos, barcos e uma quantidade considerável de doações para as áreas afetadas. Essas medidas estão integradas à mobilização da Defesa Civil e de outros órgãos governamentais em prol da população gaúcha.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP já soma quase 78 toneladas de donativos enviados para socorro ao Rio Grande do Sul
De acordo com o porta-voz da Defesa Civil, capitão Roberto Farina, que está no Rio Grande do Sul desde o início de maio, os helicópteros de resgate estão constantemente em operação na região metropolitana de Porto Alegre. Ele mencionou ainda que coordenam as ações das Defesas Civis municipais para oferecer assistência específica em diversas áreas afetadas. Além disso, destacou que as operações de busca, salvamento e socorro estão sendo conduzidas por outras forças na parte setentrional do estado. A Defesa Civil também está envolvida na logística de distribuição da ajuda humanitária.
Essas iniciativas da Defesa Civil e do governo estadual foram discutidas em um recente episódio do podcast Diálogos SP. Ouça todos os detalhes!