Connect with us

Esporte

Quem vencerá a Copa Sul-Americana de 2024?

Publicado

em

Existem tantos grandes clubes no Brasil que fisicamente não podem jogar todos na Copa Libertadores ao mesmo tempo – caso contrário, não será um torneio internacional, mas uma filial da Série A. Para aqueles times que não tiveram muito sucesso na arena nacional na temporada passada, há continental, a competição de nível mais baixo é a Copa Sul-Americana. Se você ama o futebol sul-americano e quer apostar, acesse os bônus mostbet.

E se na Libertadores dos últimos anos houve domínio total dos clubes brasileiros, então na Sul-Americana participantes de outros países da América do Sul conseguem impor competição ao Brasil. As surpresas e sensações ficam mais vivas quando você tem uma ideia de quem são os favoritos. Abaixo estão as probabilidades para as equipes que as casas de apostas parecem ter maior probabilidade de triunfar no final da temporada atual.

Quem vencerá a Copa Sul-Americana de 2024
© Athletico Paranaense | Getty Images

Internacional – 7,5

Vencedores do Mundial de Clubes de 2006, duas vezes vencedores da Copa Libertadores (2006, 2010) e novamente da mesma Sulamericana (2008), além de tricampeões do Brasil (nos anos 70) – tudo isso é sobre o Internacional. A quantidade de títulos impressiona, mas é fácil perceber que todos já existiam há muito tempo. A mais recente do momento é a modesta Recopa Gaúcha (Supercopa do Rio Grande do Sul) na edição 2017.

Os torcedores mais jovens podem não se lembrar mais de como é quando o time da casa deixa você orgulhoso. E aqui está, uma chance – sem ser um favorito claro, o Inter é o principal candidato pelo menos à Sul-Americana. O clube porto-alegrense se classificou para o torneio como o nono time da Série A do ano passado, e nesta temporada também dificilmente será campeão brasileiro – o que significa que precisa levar um troféu internacional. No mínimo, você precisa ir aos playoffs e ver quem entra na chave.

Atlético Paranaense – 8.0

O segundo principal candidato ao triunfo tem um título um pouco menos que o Internacional, mas os seus troféus são mais frescos. O Atlético sagrou-se campeão brasileiro apenas uma vez (2001), mas venceu a Sul-Americana duas vezes (2018 e 2021). Em 2019, a galera conquistou sua única copa nacional da história, e em 2023-2024 conquistou duas vezes consecutivas o Campeonato Paranaense, somando quase três dezenas de títulos desse tipo.

Aliás, até o momento nenhum clube venceu três vezes a Sul-Americana – ou seja, com uma vitória nesta temporada, o Atlético pode entrar na história do torneio. O time curitibano terminou apenas em oitavo lugar na Série A na temporada passada, mas para esta competição tal status parece formidável.

Fortaleza – 9,0

Quem não se qualifica para o papel de grande é o Fortaleza – o clube da cidade de mesmo nome nunca conquistou campeonato ou copa brasileira, sem falar em torneios internacionais. O teto desta equipe é o triunfo em torneios a nível do estado do Ceará ou competições regionais do Nordeste brasileiro. Imagine só como a torcida está esperando a vitória da Sul-Americana, já que o time está na lista dos principais candidatos!

Na escala da Série A brasileira, este é um camponês médio, capaz até de voar para fora da elite. Nessas situações, é preciso aproveitar o momento – este elenco tem todas as chances de escrever para sempre o seu nome na história do clube. A vitória do grupo sobre o Boca Juniors prova claramente que o Fortaleza entende a seriedade do desafio e não vai simplesmente desistir da luta. O facto de no último sorteio termos conseguido chegar à final acrescenta lenha à fogueira – quero fechar a gestalt e levar o troféu.

Racing Club Avellaneda – 10

Os brasileiros ficariam entediados no continente se não fosse pela eterna rivalidade com os argentinos. O principal candidato ao título argentino nesta temporada é o Racing, que se sagrou campeão do país 18 vezes (a última vez em 2018/19) e conquistou a Copa Libertadores em 1967.

O Racing terminou a última temporada do Campeonato Argentino em um modesto 12º lugar, mas disputou a Copa Libertadores – chegou às quartas de final e perdeu para o compatriota Boca Juniors apenas na disputa de pênaltis. Considerando que a grandeza não se parece com ele desde então, o time de Avellaneda tentará carregar dignamente a bandeira argentina no eterno confronto com os brasileiros.

Boca Juniors – 11

Pode-se falar muito sobre o fato do Boca não ser mais o mesmo, mas o nível de resistência na Sul-Americana não é dos mais altos. O clube, que conquistou seis vezes a Copa Libertadores (a mais recente – 2007) e mais duas vezes o torneio continental “júnior”, tem muita experiência – o 35 vezes campeão argentino em qualquer condição continua sendo um adversário formidável que não vai desistir de sua força assim.

Além disso, na temporada passada o Boca chegou à final da Copa Libertadores, mesmo tendo “entregado” o troféu ao Fluminense, que recebeu tanta felicidade pela primeira vez na história. Agora a tarefa parece muito mais simples – você só precisa não ser bobo. Por outro lado, estamos falando apenas da sétima equipe do campeonato argentino…

Red Bull Bragantino – 11

Quando você é um clube paulista, esteja preparado que a competição será acirrada sempre e em qualquer lugar – inclusive no campeonato estadual. Acontece então que o principal troféu da história da Red Bull é o único Campeonato Paulista (1990), além de conjuntos de medalhas de prata na Série A (1991) e na Copa Sul-Americana (2021).

Porém, até 2020, o clube se chamava simplesmente Atlético, e foi renomeado por ter sido comprado por uma conhecida empresa que investe generosamente no futebol. Em outros países, esses investidores de modestos times locais fizeram doces – o Leipzig faz barulho regularmente na Liga dos Campeões da Europa, e o austríaco Salzburg irá para o Mundial de Clubes de 2025. Não há dúvida de que o Bragantino tem tudo pela frente – eles vão disputar o título nesta temporada, e se não der certo, o troféu não irá a lugar nenhum deles de qualquer maneira.

Conclusão

A Copa Sul-Americana de 2024 terá uma luta desesperada pelo troféu – não há um único favorito e o grupo dos principais candidatos têm chances aproximadamente iguais de sucesso. O resultado será bastante influenciado pela chave dos playoffs, então vale a pena ficar de olho em cada partida!

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.