Connect with us

Espírito Santo do Pinhal

Descubra se você tem direito à nova parabólica digital de forma 100% gratuita e com segurança

Beneficiários do CadÚnico podem fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital sem nenhum custo

Publicado

em

Muito em breve, o sinal da parabólica tradicional será desligado e o equipamento antigo não terá mais nenhuma utilidade. Para continuar tendo acesso aos canais da TV aberta, será preciso substituir pela nova parabólica digital.

Para algumas famílias, essa troca é 100% gratuita. Tanto o recebimento do kit, quanto a instalação são totalmente de graça para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa.

O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias que se enquadrem nesses dois critérios. Em todo o país, já foram instalados mais de 3 milhões de kits com a nova parabólica digital.

siga antenado kit
Fotos: Divulgação | Siga Antenado

Canais oficiais de atendimento

A Siga Antenado alerta que não procura as famílias beneficiárias; as pessoas precisam entrar em contato com a entidade, por meios dos canais de atendimento que são o site da Siga Antenado ou o telefone 0800 729 2404. Esse número também recebe mensagens de texto pelo WhatsApp.

O processo é simples, gratuito e deve ser feito pelo próprio beneficiário. No momento do atendimento, será necessário informar o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Se for confirmado que a família atende aos critérios para receber o benefício, poderá escolher o dia exato em que o técnico da Siga Antenado fará a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital.

O kit é composto por nova parabólica, receptor, cabos, controle remoto e pilhas. Todos os itens são 100% gratuitos, inclusive o serviço de instalação. Os técnicos não fazem nenhum tipo de cobrança.

A costureira Celia Aparecida Peres, moradora de Cajobi, interior de São Paulo, não perdeu tempo e agendou a sua instalação. “O processo foi muito tranquilo, fiz o agendamento por telefone, sem dificuldade. E a TV funciona bem, a qualidade da imagem melhorou bastante. Quando termino o trabalho, gosto de assistir às novelas e, aos finais de semana, à missa”, relata.

Atualmente, a Siga Antenado está presente em 4.302 municípios brasileiros. Para saber se a cidade onde mora já está contemplada pela entidade, basta fazer uma consulta ao site da entidade ou ligar para o número 0800-729-2404.

A mudança traz muitas vantagens às famílias que dependem atualmente da parabólica tradicional para ver televisão. A nova parabólica digital é mais moderna, pequena e oferece mais de 80 canais, incluindo regionais, que continuarão sendo gratuitos e terão qualidade superior de imagem e som.

A recomendação é que as famílias entrem em contato com a Siga Antenado o quanto antes para evitar ficar sem o sinal de TV. A previsão é que a parabólica tradicional tenha o sinal desligado definitivamente até o final deste ano. Algumas emissoras já estão transmitindo sua programação apenas para a nova parabólica digital. Nos próximos meses, outras farão o mesmo.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade