No ano em que a UNIFAE (São João da Boa Vista-SP) forma a sua primeira turma no curso de Direito, um grande resultado foi alcançado: mais de 70% dos alunos do 5º ano foram aprovados na primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
As provas ocorreram em fevereiro e agosto. Em setembro, acontece a segunda e última fase. Para estar apto a exercer a profissão de advogado, o bacharel em Direito é obrigado a prestar o Exame da Ordem (a advocacia é atividade de status constitucional, segundo o artigo de nº 133 da Constituição Federal, que diz: “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.
De acordo com o advogado e professor da UNIFAE, Dr. Arlindo Peixoto Gomes Rodrigues, o curso tem grandes diferenciais, como júri simulado, clínica de práticas jurídicas e 100% de aulas presenciais, o que diferencia no aprendizado. “Além disso, a qualidade dos professores é especial, pois temos no corpo docente juízes, promotores, delegados e advogados de renome, todos colocando suas experiências aos nossos alunos”, destaca.
Daniela Ferreira é uma das alunas aprovadas na 1ª fase. Ela já é formada em Psicologia e busca no Direito uma oportunidade de evoluir ainda mais na profissão. “Muita das coisas que estavam na prova foram ditas em sala de aula. Enquanto resolvia as questões, parece que ouvia na minha mente os professores falando sobre aquele tema”, lembra a estudante.
José Pedro Cossi tem mais dois períodos de Direito pela frente, mas também já tem a vaga na 1ª fase da OAB garantida. “Nossos professores são muito qualificados, todos estabilizados na área e com muita vida prática. Eles têm muito para transferir de aprendizado. E tudo que tinha na prova foi conhecimento adquirido nas aulas, pois costumo prestar bastante atenção”, reforça.
“Geralmente, as provas da OAB têm aprovação de 18 a 20%. O resultado alcançado pelo nosso curso de Direito é fruto do trabalho incansável dos professores de incentivar os alunos a ler, escrever, falar e colocar dentro dele a marca UNIFAE de que é possível. Parabenizo a todos que foram aprovados e que todos garantam a vaga também na segunda fase”, finaliza Arlindo.
SOBRE – Pensando a educação jurídica de forma absolutamente nova, a matriz curricular do curso de Direito da UNIFAE foi elaborada de forma a valorizar a interdisciplinaridade, permitindo a formação de um profissional capaz de estabelecer conexões entre os saberes e responder às demandas da contemporaneidade.
Promovendo formação jurídica multidimensional, habilita o estudante para a compreensão da natureza e das implicações do fenômeno jurídico, conciliando perspectiva humanística e domínio teórico e prático dos conteúdos e instrumentos por meio dos quais atua. Também pretende uma ampla vinculação às demandas regionais, com ênfase na formação voltada à defesa da cidadania, do trabalho e do desenvolvimento sustentável, da área da saúde e administração pública, além do agronegócio, indústria e comércio.
Fonte: UNIFAE