Se você encontrou alguma pesquisa eleitoral sobre Espírito Santo do Pinhal, fique atento: ela é falsa! Até 25 de setembro de 2024, não há nenhuma pesquisa eleitoral registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso significa que qualquer levantamento divulgado até essa data não tem validade oficial.
Conforme as regras eleitorais, para que uma pesquisa seja considerada legítima, ela deve ser registrada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), da Justiça Eleitoral. O registro, obrigatório a partir de 1º de janeiro do ano eleitoral, deve ser feito até cinco dias antes da divulgação dos resultados.
Além disso, o sistema permite que qualquer cidadã ou cidadão consulte as pesquisas já registradas, aumentando a transparência do processo eleitoral e ajudando a evitar a disseminação de fake news. Para verificar a veracidade de uma pesquisa, basta acessar o PesqEle e buscar o número de registro, Estado ou Município.
Lembre-se: divulgar pesquisas eleitorais sem o devido registro no PesqEle pode resultar em multas pesadas, que variam de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00, conforme previsto na legislação eleitoral.
LEIA TAMBÉM: Na reta final da eleição, candidatos de Espírito Santo do Pinhal reforçam ações para conquistar votos decisivos
LEIA TAMBÉM: Instituições se unem para combater o assédio eleitoral no interior de São Paulo