Educação
Confira o calendário letivo da rede estadual de ensino de São Paulo em 2025
A rede estadual de ensino de São Paulo já definiu o calendário escolar para 2025, com início das aulas marcado para 3 de fevereiro e encerramento em 12 de dezembro. O planejamento do ano letivo, que cumpre os 200 dias obrigatórios previstos pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), foi publicado no Diário Oficial do Estado.
O período de recesso escolar acontecerá entre os dias 3 e 22 de julho. Antes disso, os professores terão momentos reservados para o planejamento das atividades em duas etapas: nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e, novamente, em 18, 21 e 22 de julho.
Organização dos bimestres
O ano letivo será dividido da seguinte forma:
- 1º bimestre: 3/2 a 15/4
- 2º bimestre: 16/4 a 2/7
- 3º bimestre: 23/7 a 30/9
- 4º bimestre: 1/10 a 12/12
Recuperação e provas
Os estudantes que não alcançarem a média necessária nos dois primeiros bimestres poderão participar de aulas de recuperação, oferecidas pelas escolas. Essas aulas serão seguidas de uma nova avaliação, prevista para o período de 6 a 8 de agosto. Outra oportunidade de recuperação será organizada no final do ano letivo, entre os dias 8 e 10 de dezembro.
Atividades adicionais
Entre as ações programadas para o ano estão as segundas edições das Olimpíadas de Matemática e de Redação. As competições acontecerão em períodos distintos:
- Olimpíada de Matemática: 5 a 9 de maio
- Olimpíada de Redação: 20, 21, e 26 a 29 de agosto
Além disso, avaliações importantes da rede estadual estão programadas. Após cada um dos três primeiros bimestres, os estudantes realizarão a Prova Paulista, uma ferramenta de diagnóstico. Já o Provão Paulista, o Saresp e o Saeb (aplicação federal) ocorrerão em outubro, novembro e dezembro, respectivamente.
Com informações da Agência SP
