Siga-nos em

Eventos

Theatro Avenida terá festival de inverno inédito com atrações de alto nível

1º FITA traz Osesp e maestro Paulo de Paula em apresentações gratuitas

Publicado

em

Theatro Avenida terá festival de inverno inédito com atrações de alto nível
© Foto Divulgação

De 09 a 24 de julho de 2022, o Theatro Avenida apresenta, ineditamente em Espírito Santo do Pinhal-SP, o seu primeiro festival de inverno: o 1º FITA (Festival de Inverno do Theatro Avenida). Serão três semanas com programação cultural intensa, abrangendo peças teatrais, concertos musicais clássicos e populares.

“Na gestão do Theatro Avenida, temos como propósito proporcionar experiências culturais transformadoras e não medimos esforços para trazer o melhor para Pinhal no primeiro festival de inverno do teatro”, afirma o diretor artístico da Metropol e maestro Felipe Alves.

Em parceria com a prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, o 1º FITA vai agitar a cena artística de toda a região. Com capacidade para receber 450 espectadores por espetáculo, mais de 5 mil espectadores devem passar pelo teatro e mais de 500 mil pessoas serão impactadas pelas mídias do evento.

Música

O 1º FITA (Festival de Inverno do Theatro Avenida) terá sua abertura dia 09 de julho, às 20h, com a série “Músicas da Independência” sob direção artística do maestro Paulo de Paula. O concerto “Sons da sala e da rua” apresenta a música tocada fora dos círculos formais, feita sem cerimônias no final do século XIX com instrumentos populares: pianofone, viola, batuques e a soprano Raíssa Amaral.

O segundo concerto desta série apresenta justamente o oposto: “Sons da corte, do teatro e da igreja”. Ele acontece no dia 16 de julho, às 20h e reporta como era a música “oficial” no início do Brasil República. O concerto, que é composto pela Camerata Universal, o Coro Contemporâneo de Campinas e a regência do próprio maestro Paulo de Paula, mostra o lado mais europeu da música brasileira impactada pela cultura clássica trazida pela família real portuguesa. Ambos os concertos são gratuitos.

Outro ponto alto do festival é a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) que estará em sua formação completa para o concerto no dia 15 de julho, às 20h. A apresentação faz parte do projeto Osesp Itinerante que promove difusão cultural e democratização da música clássica em cidades do interior paulista. O concerto é gratuito e haverá reservas de ingressos antecipados online.

Teatro

O festival de inverno também conta com pelo menos 3 peças teatrais para todos os gostos. A comédia “Neura” que terá duas apresentações no dia 12 e 14 relata desafios e dilemas de um casal, do ponto de vista da própria atriz e autora Rita Fischer.

No dia 13 de julho, Fischer está de volta com “Como sobrevivi a mim mesma nesta quarentena”, um monólogo de uma confinada que foi sucesso no Youtube, antes de virar dramaturgia de teatro.

“Viva Mazzaropi” também estará no palco do 1º FITA, estrelado e produzido pelo ator Vitor Branco que relembra os melhores momentos de Mazzaropi. Vitor tem longa carreira no teatro, destacando os trabalhos em televisão, como novelas globais e “A Praça é Nossa” do SBT. No cinema, Vitor se orgulha de ter trabalhado no filme “O Jeca e a Égua Milagrosa”, acompanhando “o maior caipira do Brasil”, o próprio Mazzaropi. Este espetáculo será gratuito.

O festival

O grande objetivo da realização do festival é a renovação do público frequentador do Theatro Avenida. “Temos o compromisso de atender os iniciados culturalmente, mas, principalmente, fazer os não iniciados conhecerem e frequentarem o teatro”, comenta o Head de Produção José Mantovani.

A programação do 1º Festival de Inverno do Theatro Avenida (1º FITA) conta com atrações de altíssimo nível com valores acessíveis ou populares. Também existe a política de ingressos sociais gratuitos para famílias assistidas pelos programas municipais do Departamento de Promoção Social.

A agenda

Detalhes da programação ainda estão em finalização, já que existem as possibilidades de aporte de patrocinadores e produtores confirmarem mais atrações. A agenda oficial será fechada até o dia 30 deste mês.

Agenda confirmada para o 1o FITA:

  • 09/07 – Sábado – 20h – “Sons da sala e da rua” (concerto popular) – GRATUITO
  • 12/07 – Terça – 20h – “Neura” (teatro) – GRATUITO
  • 13/07 – Quarta – 20h – “Como sobrevivi a mim mesma nesta quarentena” (teatro) –
  • GRATUITO
  • 14/07 – Quinta – 20h – “Neura” (teatro) – GRATUITO
  • 15/07 – Sexta – 20h – OSESP (concerto sinfônico) – GRATUITO
  • 16/07 – Sábado – 20h – “Sons da corte, do teatro e da igreja” (concerto sinfônico) –
  • GRATUITO
  • 20/07 – Quarta – 20h – “Viva Mazzaropi” (teatro) – GRATUITO

A realização do festival é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, o Departamento Municipal de Cultura e a Metropol Cultura, atual administradora do Theatro Avenida.

Produção e ou patrocínio no 1º FITA, entrar em contato:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 19 99884-0934
José Mantovani | Head de Produção

Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui