Connect with us

Agronegócio

Agricultura regenerativa e boas práticas agrícolas foram temas do seminário realizado pelo Clube illy do Café

O encontro, que aconteceu em 07 de março, foi realizado na primeira propriedade de café no mundo a receber a certificação internacional Regenagri®, em reconhecimento à Agricultura Regenerativa

Publicado

em

AGRICULTURA REGENERATIVA E BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS FORAM TEMAS DO SEMINÁRIO REALIZADO PELO CLUBE ILLY DO CAFÉ
© Foto: Divulgação | illycaffè

Na terça, dia 07 de março, o Clube illy do Café realizou um encontro na Fazenda Santa Cruz da Vargem Grande, da AgroBeloni, em Patrocínio (MG), primeira propriedade de café no mundo a receber a certificação internacional Regenagri®, em reconhecimento à Agricultura Regenerativa que segue as normas e diretrizes internacionais para sustentabilidade.

Publicidade

A pauta sobre sustentabilidade foi abordada em todo o evento, que promoveu a troca de experiência e conhecimentos entre especialistas da empresa italiana illycaffé e produtores de café, em uma programação repleta de temas sobre as iniciativas aplicadas ao solo e à lavoura, que visam melhores tratos culturais.

Durante as palestras foram abordados tópicos como normas atuais e diretrizes internacionais, boas práticas e mitigação de emissões de gases de efeito estufa na cafeicultura. O evento também promoveu visitas à lavoura, instalações e a biofábrica. 

Publicidade

A Fazenda AgroBeloni foi apresentada pelo próprio  Fernando Beloni, que falou sobre sua expertise nas regras de gestão e das boas práticas agrícolas, ambientais e sociais aplicadas na propriedade que se tornou a primeira a receber a certificação internacional Regenagri®.

Concedido pela empresa britânica Control Union, a certificação comprova o trabalho sustentável e atuante da AgroBeloni na cafeicultura confirmando os rigorosos processos de cultivo, preservação ambiental e compromisso com a produção consciente e responsável.

Publicidade

Segundo uma das palestrantes, a especialista em Clima e Emissões da Imaflora, Renata Potenza,  a adoção de boas práticas colabora para o sequestro de carbono no solo e na planta, contribuindo para que a cafeicultura reduza as emissões de gases de efeito estufa.

O evento contou com a presença dos representantes da illycaffè, Francesca Pellis, o diretor de compras da empresa, Alessandro Bucci, e Dr. Aldir Teixeira, diretor-executivo da Experimental Agrícola do Brasil.

Publicidade
Foto: Divulgação | illycaffè

Sobre a illycaffè    

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933 em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend único 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illycaffè são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.