Connect with us

Esporte

Ribeirão Preto sediará primeira Meia Maratona internacional do interior paulista

Corrida acontecerá em 27 de agosto e distribuirá mais de R$ 41 mil em premiações

Publicado

em

Meia Maratona de Ribeirão Preto Foto Alfredo Risk
© Meia Maratona de Ribeirão Preto - Foto: Alfredo Risk

A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP 2023) acontecerá em 27 de agosto, às 7h, e percorrerá as principais ruas e avenidas da zona sul da cidade. Esta será a primeira corrida internacional a ser realizada no interior paulista. No ano passado, quando ainda não era internacional, reuniu cerca de 2,5 mil corredores (1.500 inscritos) de 103 cidades, de oito estados mais o Distrito Federal, tornando-se a maior prova da macrorregião de Ribeirão Preto.

Publicidade

Neste ano, a prova distribuirá R$ 41.200,00 em dinheiro aos primeiros colocados dos 21 km, nas categorias Elite e Amador. Outra novidade é que o percurso terá aferição oficial.

Meia Maratona de Ribeirão Preto – Foto: Alfredo Risk

Há 12 anos, a Meia Maratona foi a primeira prova urbana com 21 km a ser realizada no interior de São Paulo. “Em 2023, queremos novamente fazer história na nossa querida Ribeirão Preto, no segmento das corridas de rua, com a transformação da prova em internacional. Vamos reunir atletas de renome, instituir premiação em dinheiro e atestar uma aferição oficial do percurso que vai permitir, inclusive, um ranqueamento profissional para os atletas participantes”, comenta Eduardo Ferrari, um dos idealizadores da prova. O percurso oficial, de 21.097,5 metros, terá aferição da Federação Paulista de Atletismo (FPA).

A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto está, por lei, nos calendários de eventos esportivos de Ribeirão Preto (Lei 12.686, de 27 de outubro de 2011, de autoria do vereador José Carlos de Oliveira) e do estado de São Paulo (Lei 15.894, de 17 de setembro de 2015, de autoria do deputado Baleia Rossi).

Publicidade

A prova também integra o calendário de eventos em comemoração ao aniversário (119 anos) da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), maior entidade associativa da classe empresarial do estado de São Paulo. Por conta dessa parceria, inclusive, a prova contará com a participação dos Grupos Empresariais, com estrutura e camisetas customizadas. A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping, e uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como jornal, TV, rádio, outdoor, gráfica, mídias sociais e assessoria de imprensa.

A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto 2023 é realizada pelo jornal Tribuna Ribeirão, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, e tem organização e coordenação técnica da RP Esportes.

Publicidade

“Esperamos mais de 2 mil atletas inscritos e uma grande festa. As inscrições serão abertas em breve”, conclui Fabiano Ribeiro, também um dos idealizadores da prova. Além da prova de 21 km, haverá os tradicionais percursos de 5 km e 10 km, com largada e chegada no estacionamento do RibeirãoShopping.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.