O grupo Passim em sexteto apresenta em Espírito Santo do Pinhal a sua turnê “Passim: 7 anos aqui e lá”, uma celebração à trajetória do projeto e seus dois álbuns “Passim” e “Passim II” – que já rodou por mais de sete países e diversos estados e cidades do Brasil -, com histórias cantadas que transitam entre a música brasileira e as suas múltiplas influências. O show, neste sábado (15/04), às 20h, no Theatro Avenida, com apoio da Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, tem entrada gratuita e repertório que passeia pelos fados portugueses, rasgueados espanhóis, modinhas, choros, modas de viola, cantorias nordestinas e marchas-rancho. O duo AllêCarol, formado pelos artistas Allê Trajan e Carol Capacle, é o convidado para a abertura.
O sexteto, em sua peculiar formação, traz Jacque Falcheti (voz e pandeiro) e Flávio Vasconcelos (arranjos, violão e voz) acompanhados por Melina Cabral (vibrafone, percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Rodrigo Müller (corne inglês e oboé) e Rui Kleiner (bandolim). O projeto reúne as melhores canções dos dois álbuns lançados: “Passim” (2016), gravado em Portugal, com participação de músicos portugueses e italianos, e “Passim II” (2021), gravado no Brasil, com participação especial de Mônica Salmaso e Andrea dos Guimarães.
O repertório do show em Espírito Santo do Pinhal apresenta arranjos minuciosamente escritos para cada instrumento, que transitam entre ritmos da cultura brasileira e suas linguagens com texturas únicas para as histórias cantadas. A composição das canções traz gêneros da música popular brasileira em sincronia com a influência da música ibérica – fados portugueses, rasgueados espanhóis, modinhas, choros, modas de viola, cantorias nordestinas, marchas-rancho, entre outros.
A turnê celebra a trajetória do Passim, que nasceu do convite de Flávio Vasconcelos à musicista Jacque Falcheti para, inicialmente, cantar suas canções. “A ideia do projeto desde o início teve esse caráter mambembe e cosmopolita, aberto para conhecimento de novas canções, culturas, formas de se fazer música, na busca de trazer o que tem de mais bonito no Brasil: a sua diversidade”, diz a cantora Jacque.
“Em Portugal, durante as gravações do primeiro álbum, que tem 14 canções de minha autoria, acabou se consolidando essa alma armorial do Passim, instrumentos acústicos e essas influências, gostos e cores com fados à nossa maneira, galopes, epopeias e histórias. Isso tudo se emaranha no próprio nome do projeto: Passim vem do latim e significa ‘aqui e lá’”, completa Flávio.
Para incentivar a produção musical autoral e trazer um pouco da alma de cada um dos lugares por onde o grupo vai passar, Passim convidou um “cantautor” local para abrir o espetáculo musical em cada cidade. Em Espírito Santo do Pinhal será o duo AllêCarol, projeto de música brasileira autoral formado em 2018 pelos artistas Allê Trajan, que é pinhalense, e Carol Capacle.
O casal já fez uma turnê por sete países da Europa e sua canção “Maria da Luz” já foi premiada em festivais. A temática de AllêCarol passeia pelo universo sensível dos artistas, abordando temas que se relacionam com suas histórias e percepções, com pitadas ora de acidez, ora de romantismo; ora protesto, ora apenas otimismo. Já o universo rítmico explora diferentes vertentes sonoras, misturando ritmos e gêneros com influências da música nordestina e mineira.
Premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto “Passim: 7 anos aqui e lá” acontece em sete cidades do interior do Estado de São Paulo: Limeira (31/03), Rio Claro (01/04), Santa Bárbara d’Oeste (02/04), Espírito Santo do Pinhal (15/04), Araras (16/04), São Luiz do Paraitinga (21/04) e Ubatuba (22/04).
SERVIÇO
Show “Passim: 7 anos aqui e lá”
Data: sábado (15/04)
Horário: 20h
Local: Theatro Avenida – Avenida Oliveira Motta, 50 – Centro – Espírito Santo do Pinhal/SP
Ingressos: gratuitos – por ordem de chegada
O Passim
Criado em 2015 em São Carlos (SP), por Jacque Falcheti e Flávio Vasconcelos, Passim se debruça na investigação da musicalidade brasileira e suas influências e interpreta canções autorais que exprimem diversos contextos, ora socialmente engajados, ora sensíveis e poéticos, viajando através das palavras cantadas pela riqueza de ritmos da cultura brasileira. O nome “Passim” vem do latim e significa “aqui e lá”, e descreve o lado viajante desse projeto, que já nasceu na estrada e passou por seis estados do Brasil, mais de 20 cidades do interior do Estado de São Paulo, cidades dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, e por sete países da Europa (Portugal, Itália, França, Espanha, Holanda e Bélgica) e da África (Tunísia). Com 2 álbuns lançados, “Passim” (2016) e “Passim II” (2021), o primeiro gravado em Portugal, com participações de músicos portugueses e italianos e o segundo gravado no Brasil, com participação especial de Mônica Salmaso e Andrea dos Guimarães, o grupo acaba de estrear em sexteto o espetáculo “Passim: 7 anos aqui e lá” com um repertório que conta com as melhores canções dos dois trabalhos lançados.
Passim nas redes:
www.instagram.com/duopassim/
www.facebook.com/duopassim
www.youtube.com/duopassim
Passim (2016):
Passim II (2021):