Todos juntos embarcam numa história sem pé nem cabeça, ou melhor: com pés e cabeças dançando pra todo lado. Uma ideia puxa a outra e a dança contamina coadores, bolas de meia, pedacinhos de papel, chaleiras e prateleiras. Este é o mundo mágico do premiado espetáculo infantil Brinquedos e Inventos para Dançar, da Confraria de Dança, de Campinas, que estará em Espírito Santo do Pinhal nos dias 12 de setembro, quinta-feira, às 14h00, e 13 de setembro, sexta-feira, às 9h30, no Theatro Avenida.
A entrada é gratuita e as apresentações contarão com recursos de acessibilidade para os públicos surdo e com deficiência auditiva. Escolas e instituições da cidade prometem lotar a plateia e estarão no teatro para prestigiar e se divertirem com o espetáculo.
É hora de inventar e brincar!
Com criação e interpretação de Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, fundadores da Confraria da Dança, e direção artística, dramaturgia, texto, cenografia e figurinos de Diane Ichimaru, Brinquedos e Inventos para Dançar, que está no repertório da companhia desde 2006, desafia a criançada a entrar em uma aventura de inventar movimentos e palavras, ligar pontos e emaranhar fios. “Desde o início, a plateia é convidada a construir a dança junto conosco em cena. Não seguimos a convenção de contar uma historinha com começo, meio e fim, e isso cria uma cumplicidade única entre os bailarinos e o público. Já completamos 18 anos de estrada com este espetáculo e o retorno que temos da plateia é sempre de encantamento”, revela Diane.
A comunicação oral – a palavra em cena – é essencial na obra, aproximando as crianças da linguagem corporal e enriquecendo o diálogo entre bailarinos e plateia. “As brincadeiras com aliterações, a associação de ideias e os múltiplos sentidos que uma palavra ou frase pode ter são fundamentais para a nossa composição coreográfica e cênica, ao mesmo tempo que incentiva cada criança a criar suas próprias conexões e explorar novos conhecimentos”, destaca Marcelo.
Espetáculo traz influências musicais brasileiras
Com uma trilha musical especialmente composta por Rafael dos Santos, a peça explora as diversas influências musicais brasileiras, incluindo a valsa, a marcha, e ritmos como o lundu e o maxixe. A música complementa as coreografias e intensifica a atmosfera lúdica, incentivando a imaginação e a fantasia.
O Projeto “Confraria da Dança, Repertório em Circulação” é viabilizado pelo EDITAL LPG SP Nº 20/2023 – DIFUSÃO CULTURAL da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Em Espírito Santo do Pinhal, também tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. O projeto dinamiza as ações artísticas que a Confraria da Dança desenvolve ininterruptamente desde 1996, possibilitando a circulação de três espetáculos de seu repertório em 18 apresentações por 12 cidades do interior e litoral paulista, contemplando uma diversidade de público, do infantojuvenil ao adulto; além disso, 100% das ações do projeto são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade para os públicos surdo e com deficiência auditiva.
Sobre a Confraria da Dança
A Confraria da Dança está sediada na cidade de Campinas/SP desde 1996 e acumula 28 anos de atividades relacionadas à pesquisa, criação e produção artística. Honrando o termo “confraria” – conjunto de pessoas que se associam tendo em vista interesses e objetivos comuns, realiza parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas. Sua atuação artística ocorre, prioritariamente, fora da capital, seus projetos contemplam ações na própria cidade/sede e em outras cidades de pequeno e médio porte do interior do Estado de São Paulo, difundindo a dança através de atividades de formação e fruição artística, traçando um crescimento radial em seu campo de ação junto à comunidade, promovendo acessibilidade comunicacional e atingindo público leigo de todas as idades, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais. A Confraria da Dança conquistou em seu percurso premiações da APCA, da FUNARTE/ MINC, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, SESI SP, Itaú Cultural/Rumos Dança, entre outros.
Diane Ichimaru
Bailarina, coreógrafa, dramaturga, diretora de cena e artista plástica. Prêmio APCA 2009 na categoria criadora-intérprete em dança. Iniciou carreira profissional em 1983. Graduada em dança pelo Instituto de Artes/UNICAMP. Fundadora e integrante da Confraria da Dança, onde desenvolve espetáculos autorais, projetos de cenografia e figurino, ilustração e criação gráfica desde 1996.
Marcelo Rodrigues
Bailarino, iluminador e produtor artístico. Fundador e integrante da Confraria da Dança, onde produz espetáculos e desenvolve as próprias pesquisas e criações em dança. Desenvolve desde 1996 estudos e prática em iluminação teatral, assinando os desenhos de luz dos espetáculos produzidos e criados pelo grupo.
Rafael dos Santos
Pianista, arranjador, compositor, maestro e professor. Doutor pela Universidade de Iowa /EUA, é professor no Departamento de Música da UNICAMP. Exerce paralelamente intensa atividade como compositor, recitalista, concertista e músico popular. Colaborador constante da Confraria da Dança, já compôs para cinco espetáculos do repertório do grupo.
Ficha Técnica
criadores-intérpretes | Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues
dramaturgia, direção artística, figurinos e máscaras | Diane Ichimaru
trilha musical original | Rafael dos Santos
desenho de luz e coordenação de produção | Marcelo Rodrigues
operação técnica de luz e som | Presto Kowask
registro fotográfico do projeto | João Maria
Fotos de divulgação: Beto Assem, FBarella e João Maria
projeto gráfico | Lucas Ichimaru
consultoria em acessibilidade | João Pedro Acciari
interpretação em LIBRAS | Verena Teixeira
comunicação/imprensa | Leila Lemes Branco
assistência de produção local | Manuel Figueiredo
assistência de montagem e produção | Camilla Puertas
produção | Confraria da Dança
Serviço:
Espetáculo infantil “Brinquedos e Inventos para Dançar”
Quando: 12 de setembro (5ª-feira) às 14h00; 13 de setembro (6ª-feira) às 9h30
Onde: Theatro Avenida
Avenida Oliveira Mota, 51. Centro. Espírito Santo do Pinhal
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre – especialmente recomendado para crianças de 07 a 12 anos
Capacidade: 425 lugares
Entrada Gratuita – liberada meia hora antes, respeitando o limite da capacidade da plateia.
Para agendamento de grupos de alunos da Rede Pública de Ensino (Ensino Fundamental Ciclo I), entrar em contato pelo direct do Instagram @confraria.da.danca