Mais de 1.000 famílias das cidades da região de São João da Boa Vista ainda têm a oportunidade de solicitar a substituição gratuita de suas antigas antenas parabólicas tradicionais pelo modelo digital. Este benefício está disponível para as pessoas inscritas em programas sociais do Governo Federal, como o CadÚnico, que já possuem o equipamento antigo instalado em suas casas.
LEIA TAMBÉM: Descubra se você tem direito à nova parabólica digital de forma 100% gratuita e com segurança
A migração para a nova tecnologia é fundamental, pois o sinal da parabólica tradicional será desativado de forma definitiva em breve, o que pode impedir o acesso à TV para quem não fizer a troca.
Em São João da Boa Vista, estima-se que mais de 230 famílias tenham direito ao benefício, enquanto em Mococa são aproximadamente 200. Já em São José do Rio Pardo, cerca de 170 famílias se encaixam no perfil, e nas cidades de Casa Branca, Tambaú e Vargem Grande do Sul, cerca de 100 famílias em cada uma podem solicitar a instalação gratuita. Em Espírito Santo do Pinhal, aproximadamente 80 pessoas têm direito ao benefício, mas apenas seis já realizaram o agendamento e receberam a nova antena digital.
A troca está sendo coordenada pela Siga Antenado, uma entidade que apoia a população na transição do sinal de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para o novo sinal digital (Banda Ku).
Para verificar a elegibilidade, a população pode acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para o número 0800 729 2404, que também atende por WhatsApp. É necessário informar o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) para confirmar o direito ao benefício.
Se a família for elegível, pode agendar um dia específico para a instalação do kit gratuito, que inclui uma parabólica digital, receptor, cabos, controle remoto e pilhas. Todos os itens e serviços, incluindo a instalação, são totalmente gratuitos.
Vale lembrar que quem utiliza outros meios de transmissão, como antena espinha de peixe, antena digital interna ou TV por assinatura, não precisa realizar a troca, mesmo que seja beneficiário de programas sociais.
Siga Antenado
A Siga Antenado é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais, nos lares de famílias que se enquadrem nesses dois critérios. Em todo o país, já foram instalados mais de 3,9 milhões de kits com a nova parabólica digital.