Connect with us

Tecnologia

Cibersegurança: conheça tudo sobre essa área de TI

Publicado

em

Cibersegurança conheça tudo sobre essa área de TI
© Foto Pixabay

A área de TI é composta por diversas questões diferentes e uma delas é a cibersegurança, também conhecida como segurança cibernética. 

Publicidade

Esse tipo de segurança nada mais é do que a proteção de sistemas que estão conectados à internet, como: softwares, hardwares e assim por diante. 

O cuidado com a cibersegurança é importante para que exista a proteção de empresas contra acessos não autorizados a banco de dados e outros tipos de sistemas.

Publicidade

Ao definir uma estratégia de segurança cibernética, é importante que exista a proteção contra ataques de criminosos cibernéticos que podem acessar, alterar ou excluir sistemas e dados confidenciais da empresa e de clientes. 

Além disso, a cibersegurança é essencial na prevenção de ataques que possuem o objetivo de desativar ou interromper as operações de um dispositivo ou sistema. 

Publicidade

Inclusive, você pode tomar uma ação agora mesmo para começar a se proteger contra ataques. Baixe um antivírus gratuito que protegerá seu dispositivo de PC. Quer saber mais sobre cibersegurança e por que a área de TI é tão importante para proteger as informações e sistemas das empresas? Continue a leitura e confira! 

A cibersegurança é realmente tão importante? 

Com cada vez mais pessoas utilizando sistemas conectados à internet, combinado com o aumento de dados que são armazenados — inclusive, informações confidenciais —, as empresas têm dado cada vez mais importância à cibersegurança. 

Publicidade

Outro ponto importante que comprova como a cibersegurança é importante, é a questão do crescente volume de ciberataques. Aliás, as técnicas de ataque também se tornam cada vez mais atualizadas. 

No primeiro semestre de 2021, os ataques cibernéticos a empresas brasileiras cresceram em 220%. Conforme a área de TI se esforça para proporcionar mais proteção para as empresas, os cibercriminosos também se dedicam para conseguir fazer ataques. 

Publicidade

Uma empresa que não se importa com a cibersegurança definitivamente pode sofrer com invasões em seus sistemas e os danos podem ser muito graves. 

Aqui estão alguns dos principais benefícios da implementacao e manutencao de práticas de cibersegurança: 

Publicidade
  • Proteção de empresas contra ataques cibernéticos;
  • Proteção de redes e dados;
  • Prevenção de acesso para usuários não autorizados;
  • Proporciona maior confiança na reputação da empresa para clientes, desenvolvedores, funcionários, parceiros e etc. 

Principais elementos da cibersegurança

A cibersegurança pode ser dividida em diferentes elementos (seções), cujo a coordenação de todas elas é fundamental para o sucesso da implementação e manutenção da segurança cibernética.

Esses elementos incluem: 

  • Segurança de aplicativos;
  • Segurança de dados ou da informação;
  • Segurança de rede;
  • Segurança operacional;
  • Segurança na nuvem (armazenamento online);
  • Segurança física de itens;
  • Educação do usuário final. 

Manter a cibersegurança em um cenário onde existem constantes ameaças — que evoluem cada vez mais —, é um grande desafio para todas as empresas. 

Porém, quando uma equipe de TI capacitada implementa e mantém de forma efetiva a segurança cibernética na empresa, os riscos de ataques são minimizados. 

Publicidade

Ferramentas e fornecedores importantes para cibersegurança 

Para implementar a cibersegurança, é importante contar com ferramentas e fornecedores confiáveis. Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções disponíveis no mercado e, geralmente, incluem: 

  • Gerenciamento de acesso;
  • Firewalls;
  • Antimalware;
  • Sistemas de prevenção;
  • Prevenção de perda de dados;
  • Ferramentas de criptografia;
  • Scanners de vulnerabilidade;
  • Redes privadas virtuais;
  • Segurança de acesso à nuvem. 

Principais desafios da cibersegurança 

A cibersegurança é constantemente desafiada por hackers, perda de dados, gerenciamento de riscos e alterações nas estratégias. 

Não é esperado que a quantidade de ataques cibernéticos seja menor em um futuro próximo. Além disso, com novas tecnologias e atualizações sendo implementadas, a necessidade de proteger redes e dados se torna cada vez maior. 

Publicidade

À medida que novas tecnologias surgem, novas formas de ataques são desenvolvidas. Por esse motivo, é extremamente importante não somente implementar a cibersegurança, mas também mantê-la atualizada. 

Isso pode ser especialmente desafiante para empresas menores que não contam com uma equipe de TI e recursos internos. 

Publicidade

Realizar o treinamento adequado e regular de conscientização sobre cibersegurança também é importante, pois ajudam os colaboradores a fazerem a sua parte e manter a empresa protegida contra ameaças cibernéticas.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro o que é cibersegurança e qual a sua importância nos dias atuais. 

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.