Educação
Governo Federal oferece 60 mil bolsas para formação de professores
Programas Pibid e Residência Pedagógica selecionarão propostas nas áreas de licenciatura de 250 instituições de ensino superior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicou nesta sexta-feira (29/04), os editais dos programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, que irão oferecer 61.680 bolsas para formação de professores da educação básica. Nesta fase, serão selecionadas propostas de 250 instituições de ensino superior para cada um dos programas. O prazo para apresentação dos projetos vai até 10 de junho.
O Pibid oferece aos alunos da primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano da escola. Já o Residência Pedagógica atende estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuam para a formação teórica e prática e o aperfeiçoamento profissional. Nos dois programas, as atividades dos bolsistas são desenvolvidas na rede pública de educação básica.
O processo seletivo dos bolsistas é realizado pelas próprias instituições. Ao todo, serão cerca de 30 mil bolsas pelo Pibid e outras 30 mil pelo Residência Pedagógica, beneficiando, aproximadamente, 60 mil alunos de licenciatura. Também há concessão de benefícios a professores das instituições de ensino superior e das escolas públicas de educação básica participantes dos projetos.
Todas as unidades da Federação serão atendidas pelos Pibid e Residência Pedagógica. A quantidade maior de benefícios irá para o Nordeste: 19.734. Em seguida vem o Sudeste, com 15.654. O Sul receberá 11.613 bolsas, o Norte 7.572, e o Centro-Oeste 7.107.
A duração do benefício é de até 18 meses. Podem participar instituições públicas, privadas e comunitárias, que devem apresentar, no máximo, uma proposta para cada programa, com detalhamento das ações e atividades previstas. As inscrições são feitas pelo Sicapes.
O resultado com a relação dos projetos selecionados nos dois programas está previsto para ser publicado em 5 de agosto. Em seguida, iniciam-se as atividades e as concessões de bolsas. As diretrizes dos editais do Pibid e Residência Pedagógica foram discutidas pelo público de interesse dos programas em seminário promovido pela CAPES nos dias 8 e 9 de março deste ano.
Sobre a CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.
Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

-
Espírito Santo do Pinhal4 dias atrás
Área de Descanso da Renovias recebeu mais de 24 mil caminhoneiros em 2024
-
Educação5 dias atrás
Sebrae-SP abre inscrições para seleção de monitores e técnicos no PEIEX com bolsas de até R$ 6.912,25
-
Espírito Santo do Pinhal1 dia atrás
Projeto Guri oferece 464 vagas gratuitas em cursos de música em Espírito Santo do Pinhal
-
Educação3 dias atrás
Univesp abre inscrições para o Vestibular 2025 com 135 vagas para Espírito Santo do Pinhal
-
Economia1 dia atrás
Região criou 3.169 empregos formais em 2024, aponta Caged
-
Geral6 dias atrás
🍀 Resultado do Mega Cap de hoje, domingo (02/02/25); Ganhadores do sorteio
-
Brasil1 dia atrás
Afinal, Shopee entrega sábado? Verdades e Mitos sobre a entrega de fim de semana da Shopee
-
Espírito Santo do Pinhal14 horas atrás
Homem é preso após atear fogo em carro de familiar do prefeito de Espírito Santo do Pinhal