Siga-nos em

Geral

Direção defensiva: saiba como se preparar para tomar as atitudes certas no trânsito

Publicado

em

direcao defensiva
© Foto Divulgação

Com certeza você já ouviu falar sobre direção defensiva, ou seja, a forma com que você dirige, permitindo reconhecer antecipadamente as situações de perigo, e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o veículo e com os outros usuários da via.

Em geral, a distração por coisas externas, como um acidente do outro lado da pista, ou até mesmo de equipamentos eletrônicos, como uma mensagem no celular ou a ação de trocar uma música no rádio, são grandes vilões na hora de dirigir e que podem impedir a pessoa que está conduzindo de guiar o automóvel de forma defensiva.

Fique de olho nas dicas abaixo, e veja se o modo como você dirige está correto, evitando dores de cabeça e problemas de segurança em geral.

A direção defensiva basicamente visa maior atenção para que as decisões corretas sejam tomadas na determinada hora, preparando melhor os condutores, tornando-os mais conscientes e o trânsito mais seguro. Mas você sabia que existe dois tipos de direção defensiva? São elas: a preventiva e a corretiva. Vamos explicar cada uma delas:

Preventiva: é quando o motorista se antecipa aos riscos, com o objetivo de prevenir acidentes, dirigindo com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, a situação da via e conduz o veículo da melhor maneira possível.

Corretiva: acontece quando o motorista precisa agir com rapidez para corrigir uma situação. Por exemplo, em um acidente, o motorista deve manter a calma para tomar as melhores decisões, para sinalizar o local com segurança (sempre prezando pela sua própria segurança e pela dos outras); prestar auxílio a eventuais vítimas; orientar outros motoristas; além de contatar as autoridades e os serviços de assistência pré-hospitalar.

Em casos de acidentes nas rodovias administradas pela Renovias, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) deve ser acionado imediatamente através do número 0800 055 9696 ou pelos telefones de emergência, implantados a cada quilômetro. O serviço está disponível 24 horas por dia aos clientes.

Mas, para que a direção defensiva seja eficiente e resguarde a segurança de todos aqueles que trafegam pelas vias públicas, é necessário que ela seja realizada com base em alguns princípios e, diferente do que muitos motoristas acreditam, não é nada complexo e não envolve grandes mudanças na forma como se conduz um veículo. Na realidade, trata-se de medidas preventivas simples, mas que fazem uma grande diferença no quesito segurança no trânsito. Confira abaixo:

Motoristas: Os condutores devem estar focados somente no trânsito, evitando qualquer aspecto de uma condução agressiva (como não respeitar as leis de trânsito, exceder os limites de velocidade, fazer ultrapassagens perigosas ou dirigir colado ao veículo da frente, etc), jamais utilizar o celular enquanto dirige, consumir álcool, drogas, ou dirigir com sono.

Veículos: É necessário conhecer o funcionamento do veículo e fazer manutenção periódicas, para que todos os componentes estejam em boas condições de uso e funcionando corretamente.

Conhecimento teórico: Os condutores precisam ter conhecimento das regras de trânsito e todas as suas implicações, sempre obedecendo os limites de velocidade e demais sinalizações.

Condições da via: É necessário sempre se atentar as condições da pista para que a dirigibilidade não seja prejudicada por buracos, elevações ou alterações no pavimento. Atenção nas condições climáticas também, como chuva, neblina, queimadas que podem alterar a visibilidade do condutor ou alterar a aderência a pista.

Portanto, a direção defensiva consiste em um monitoramento constante por parte do condutor e deve ser associada à direção segura, sendo precauções tomadas para preservar a vida e evitar acidentes. A direção defensiva é importante para a segurança no trânsito e isso salva vidas!

Mais dicas de segurança podem ser encontradas no site do projeto “De Carona com a Segurança”, da Renovias: basta acessar: https://renovias.com.br/de-carona-com-a-seguranca/

Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui