Siga-nos em

Eventos

Projeto Osesp Itinerante leva concertos gratuitos a 8 cidades do interior paulista no mês de julho

Publicado

em

OSESP ITINERANTE
© Foto Isadora Vitti | Divulgação

Partindo da ideia básica de que a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp poderia, além de promover apresentações musicais de alta qualidade artística, exercer um papel fundamental no processo de difusão cultural e de democratização da música clássica, a Fundação Osesp criou em 2008 a série Osesp Itinerante, um programa que percorre as mais diversas cidades do interior paulista com uma série de atividades musicais gratuitas, na expectativa de atingir um público que talvez não tivesse acesso aos concertos da Osesp que acontecem regularmente na Sala São Paulo e na capital paulista.

© Foto Isadora Vitti | Divulgação

Promovida pela Fundação Osesp em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a turnê itinerante passará nesta edição por teatros das cidades de Araras, Campinas, Diadema, Espírito Santo do Pinhal, Jundiaí, Lençóis Paulista, Piracicaba e Ribeirão Preto, nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho (informações de cada local detalhadas abaixo).

Os oito concertos gratuitos acontecerão em dois blocos de apresentações simultâneas, com duas orquestras em cada cidade, dois programas e dois regentes (o violinista Spalla Emmanuele Baldini e o Trombonista Solista Wagner Polistchuk, que também são músicos da Osesp), cada um deles atuando em quatro cidades diferentes. A solista convidada Layla Köhler (oboé) participa de um dos blocos de quatro performances. Os repertórios das oito apresentações incluem obras de Mozart (como movimentos das Sinfonias nº 40 e nº 41), Tchaikovsky, Schumann, Dvorák e Heitor Villa-Lobos (dois movimentos das Bachianas Brasileiras nº 4), entre outras.

© Foto Isadora Vitti | Divulgação

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp
Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina e desde 1999 tem a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

Emmanuele Baldini
Spalla da Osesp desde 2005 e primeiro violino do Quarteto Osesp desde 2008, o italiano formou-se no Conservatório de Genebra, aperfeiçoando-se em Berlim e Salzburgo. Mais recentemente, sua dedicação à regência o levou a se aprimorar com Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway. Como regente, destacam-se concertos no Teatro Colón, de Buenos Aires, no Teatro del Sodre, de Montevidéu, da própria Osesp e apresentações com as principais orquestras da América Latina. De 2017 a 2019 foi Diretor Musical da Orquestra de Câmara de Valdivia, no Chile. Atualmente é Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Diretor Artístico da Vortz Orquestra.

Wagner Polistchuk
Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP em 2012-14, o maestro brasileiro Wagner Polistchuk foi Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba de 2009 a 2011, Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Santo André e também Diretor Artístico e Regente Titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Tem se apresentado à frente de importantes orquestras brasileiras e também no exterior, como a Sinfônica de Mendoza na Argentina, a Sinfônica Nacional em Lima no Peru, a Hermitage Orchester na Suíça, a Orquesta Sinfónica de la UANL em Monterrey, México e Filarmônica de Kielce na Polônia. Em 1990, especializou-se como solista de trombone na Alemanha com Branimir Slokar. No Brasil, paralelamente às atividades como trombonista, iniciou estudos de regência tendo como primeiro professor o maestro Eleazar de Carvalho, bem como Dante Anzolini, Ronald Zollmann, Andreas Spörri, Roberto Tibiriçá e Kurt Masur. Destacou-se em diversos concursos como o V Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral (1998), obtendo o segundo lugar, foi premiado no Concurso Internacional de Regência Prix Credit Suisse, em Grenchen, Suíça (2002), e vencedor no Concurso para Jovens Regentes Eleazar de Carvalho (2002). Regeu a Osesp nos concertos Cinema e Games, em julho de 2021, e Sinfonia de Cinema, em fevereiro de 2022.

Layla Köhler
A oboísta brasileira Layla Köhler, ex-aluna da Academia de Música da Osesp, começou seus estudos com Joel Gisiger e é atualmente bolsista da ABRSM. Venceu concursos como: Jovens Solistas da Escola Municipal de Música, Prêmio Ernâni de Almeida Machado e Prêmio Eleazar de Carvalho (Festival de Inverno de Campos do Jordão), além de ter sido a grande vencedora do Jovens Solistas da Osesp, em 2017. Köhler ainda é estudante de graduação sob a orientação de Olivier Stankiewicz e Fabien Thouand no Colégio Real de Música de Londres, mas já se apresentou como segunda oboísta com a Orquestra Sinfônica de Londres e com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

A Turnê Osesp Itinerante tem o patrocínio do Itaú, da Klabin, da Syngenta e das Lojas Havan por meio da Lei da Federal de Incentivo à Cultura e ProAC ICMS. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

PROGRAMAS

  • 14 JUL (QUI), 20H, Teatro Polytheama, Jundiaí
  • 15 JUL (SEX), 20H, Teatro Municipal José de Castro Mendes, Campinas
  • 16 JUL (SÁB), 20H, Teatro Estadual de Araras Maestro Francisco Paulo Russo, Araras
  • 17 JUL (DOM), 17H, Teatro Clara Nunes, Diadema

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO — OSESP
EMMANUELE BALDINI REGENTE
LAYLA KÖHLER OBOÉ
Wolfgang Amadeus MOZART | Sinfonia nº 40 em Sol Menor, KV 550: Allegro Moderato (1º Movimento)
Alessandro MARCELLO | Concerto em Ré Menor para Oboé e Cordas (Transcrição de Johann Sebastian Bach)
Heitor VILLA-LOBOS | Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio
Pyotr Ilyich TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 6 em Si Menor, Op. 74 – Patética: Allegro molto vivace (3º Movimento)
Antonín DVORÁK | Sinfonia nº 8 em Sol Maior, Op. 88: Allegro ma non troppo (4º Movimento)

  • 14 JUL (QUI), 20H, Theatro Municipal Dom Pedro II, Ribeirão Preto
  • 15 JUL (SEX), 20H, Teatro Avenida Pinhal, Espírito Santo do Pinhal
  • 16 JUL (SÁB), 20H, Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, Lençóis Paulista
  • 17 JUL (DOM), 17H, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Piracicaba

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO — OSESP
WAGNER POLISTCHUK REGENTE
Gioacchino ROSSINI | La Gazza Ladra: Abertura
Wolfgang Amadeus MOZART | Sinfonia nº 41 em Dó Maior, KV 551 – Júpiter: Allegro moderato (1º Movimento)
Robert SCHUMANN | Sinfonia nº 2 em Dó Maior, Op. 61: Scherzo allegro vivace (2º Movimento)
Antonín DVORÁK | Sinfonia nº 8 em Sol Maior, Op. 88: Allegretto grazioso (3º Movimento)
Heitor VILLA-LOBOS | Bachianas Brasileiras nº 4: Dança (Miudinho) 
Gerónimo GIMÉNEZ |La Boda de Luis Alonso: Intermedio 

SERVIÇO

14/jul, quinta-feira, às 20h

Teatro Polytheama | Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, Jundiaí – SP
Taxa de ocupação limite: 1124 lugares
Telefones: (11) 4586-2472 e (11) 4522-0770
Distribuição gratuita de ingressos no dia do concerto, a partir das 10h30, ou pela internet no mesmo horário (link a ser divulgado na semana do concerto).

Theatro Municipal Dom Pedro II | Rua Álvares Cabral, 370, Centro, Ribeirão Preto – SP
Taxa de ocupação limite: 1075 lugares
Telefone: (16) 3977-8111
Distribuição gratuita de ingressos no dia do concerto, a partir das 10h30.

15/jul, sexta-feira, às 20h

Teatro Municipal José de Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas – SP
Taxa de ocupação limite: 765 lugares
Telefone: (19) 3272-9359
Distribuição gratuita de ingressos no dia do concerto, a partir das 10h30, ou pela internet no mesmo horário (link a ser divulgado na semana do concerto).

Teatro Avenida Pinhal | Avenida Oliveira Mota, 51, Centro, Espírito Santo do Pinhal – SP
Taxa de ocupação limite: 461 lugares
Telefone: (19) 97810-7624
Distribuição gratuita de ingressos no dia do concerto, pela internet a partir das 10h30 (link a ser divulgado na semana do concerto).

16/jul, sábado, às 20h

Teatro Estadual de Araras Maestro Francisco Paulo Russo | Av. Dona Renata, 401, Centro, Araras – SP
Taxa de ocupação limite: 466 lugares
Telefone: (19) 3543-2450
Distribuição gratuita de ingressos no dia do concerto, a partir das 10h30, ou pela internet no mesmo horário (link a ser divulgado na semana do concerto).

Teatro Municipal Adélia Lorenzetti | R. Cel. Álvaro Martins, 790, Centro, Lençóis Paulista – SP
Taxa de ocupação limite: 609 lugares
Telefone: (14) 3263-0044
Distribuição gratuita de ingressos no dia do concerto, a partir das 10h30.

17/jul, domingo, às 17h

Teatro Clara Nunes | R. Graciosa, 300, Centro, Diadema – SP
Taxa de ocupação limite: 375 lugares
Telefone: (11) 4056-3366
Distribuição gratuita de ingressos no dia do concerto, a partir das 10h, ou pela internet no mesmo horário (link a ser divulgado na semana do concerto).

Teatro Municipal Dr. Losso Netto | Av. Independência, 277, Alto, Piracicaba – SP
Taxa de ocupação limite: 647 lugares
Telefone: (19) 3434-2168
Distribuição gratuita de ingressos no dia do concerto, pela internet a partir das 10h (link a ser divulgado na semana do concerto).

Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: Gratuito
Mais informações: Neste link ou em (11) 3367-9500, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

© Foto Isadora Vitti | Divulgação

Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui