Siga-nos em

Eventos

Governo de São Paulo abre inscrição para participação de artesãos em feira nacional

Publicado

em

Governo de São Paulo abre inscrição para participação de artesãos em feira nacional
© Foto de Kelly no Pexels

Artesãos paulistas terão a oportunidade de participar da 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), uma das principais do segmento no país, que este ano acontecerá em Fortaleza (CE), entre os dias 16 e 25 de setembro. Para participar, é preciso ser cadastrado na Sutaco (Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

Segundo Adriana Tedesco, subsecretária da Sutaco, a participação em grandes feiras nacionais pode alavancar os negócios dos artesãos de São Paulo.“Essa será a primeira vez que a Sutaco participa do evento que será realizado em um dos maiores mercados de artesanato no Brasil, o Ceará. Participar de feiras nacionais, além de promover um importante intercâmbio entre artesãos de diferentes localidades, possibilita aumento de visibilidade no mercado e de volume de encomendas e viabiliza novas parcerias, já que eventos como esse recebem a visita de muitos curadores e desenvolvedores de produtos.” 

A artesã Alice de Oliveira, 53, tornou-se profissional do artesanato, credenciada pela Sutaco, há cerca de 20 anos. Depois que começou a participar de feiras nacionais, o seu negócio decolou. “Participo de várias feiras, onde exponho minhas peças feitas com a técnica trançados e dobraduras. É muito importante esse envolvimento porque são oportunidades para conseguir novos contatos e garimpar clientes de vários estados. Hoje minhas encomendas praticamente dobraram”, garantiu.

A Sutaco ficará responsável pelo transporte das peças que serão expostas e comercializadas durante a feira. O transporte, hospedagem, alimentação e outros custos dos artesãos ficarão por conta do próprio participante.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho. Serão selecionados artesãos que estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e Sutaco, com as carteiras dentro do prazo de validade, para expor e comercializar seus trabalhos durante a feira. Os interessados devem preencher um formulário e se inscrever pelo https://shre.ink/VRJ.

Sobre a Sutaco

A Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ela tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o artesanato paulista, contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

O trabalho realizado pela SUTACO, além de resgatar as formas tradicionais de expressão cultural do povo brasileiro, permite que o artesanato seja utilizado para criar oportunidades de geração de renda e emprego.

Serviço:

4ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce)
De 16 a 25 de setembro
Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Oeste), Fortaleza (CE)
Formulário e inscrições: https://shre.ink/VRJ.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.   

No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza,  Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).

Siga o @portaldepinhal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui