Saúde
Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu hoje (23) declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.
“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.
A decisão não foi consensual entre membros do Comitê de Emergência da OMS, mas o diretor-geral decidiu ir adiante com a declaração. Ele destacou que o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional. Outra preocupação expressada por Tedros diz respeito ao potencial do vírus de interferir em viagens de um país para outro, como ocorreu com a covid-19. No entanto, a OMS ainda considera o risco baixo.
A varíola dos macacos é uma causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.
Uma das preocupações da OMS é com o estigma que a doença pode provocar, uma vez que a maioria dos contaminados são homens que se relacionam sexualmente com outros homens, especialmente aqueles com múltiplos parceiros.
“Em acréscimo às nossas recomendações aos países, também chamo as organizações da sociedade civil, incluindo aquelas com experiência no trabalho com pessoas HIV positivo, para trabalhar conosco na luta contra o estigma e a discriminação”, disse Tedros.
Siga o @portaldepinhal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

-
Clima e Tempo4 dias atrás
Nova onda de frio já tem data para chegar em Espírito Santo do Pinhal; veja quando
-
Emprego5 dias atrás
1ª Feira da Empregabilidade em Espírito Santo do Pinhal oferece mais de 350 vagas de emprego neste sábado
-
Espírito Santo do Pinhal7 dias atrás
Veja quando serão as próximas edições da Feira Noturna de Espírito Santo do Pinhal
-
Emprego5 dias atrás
PAT de Espírito Santo do Pinhal oferece diversas vagas de emprego nesta quarta-feira (4)
-
Economia6 dias atrás
Salário mínimo paulista sobe para R$ 1.804 após sanção de Tarcísio de Freitas
-
Cultura6 dias atrás
Concerto gratuito para toda a família no Theatro Avenida neste domingo (8)
-
Concurso6 dias atrás
TCU lança concurso público para nível médio com salário de mais de R$ 15 mil
-
Notícias regionais4 dias atrás
Renovias vai recuperar 343 kms de pavimento de Campinas ao Sul de Minas