Connect with us

Cultura

Museu da Pessoa lança exposição virtual e livro sobre imigração chinesa no Brasil

Com patrocínio da CTG Brasil, projeto “Visões do outro: diálogos entre Brasil e China” realizou 20 entrevistas de pessoas cujas histórias de vida estão relacionadas com a imigração chinesa no Brasil

Publicado

em

Museu da Pessoa lança exposição virtual e livro sobre imigração chinesa no Brasil
© Exposição organizada pelo Museu da Pessoa conta com vídeos, textos e imagens. Foto Divulgação.

Com o intuito de retratar as histórias de vida de pessoas que têm suas trajetórias entrelaçadas pela imigração chinesa no Brasil, o Museu da Pessoa desenvolveu o Projeto “Visões do outro: diálogos entre Brasil e China” (dialogosbrasilechina.com.br). A iniciativa conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia no País.

Publicidade
Foto Divulgação

Os resultados do trabalho, baseado nas metodologias de pesquisa do Museu da Pessoa, já podem ser conferidos a partir de 15/08, Dia Nacional da Imigração Chinesa. A data comemora a chegada de 107 chineses no Rio de Janeiro, em 1900, vindos de Lisboa, e que mais tarde se deslocaram a São Paulo.

No total, foram produzidos 20 vídeos com trechos de aproximadamente três minutos. O material fará parte de uma exposição virtual contendo vídeos, textos e imagens de todas as histórias registradas, além de um livro impresso e digital, que pode ser baixado aqui.

Foto Divulgação

“Brasil e China têm um longo histórico de cooperação, e essa relação entre os dois países foi se fortalecendo através do tempo por um vínculo estabelecido entre pessoas. Resgatar essa memória e valorizar o legado originado a partir dela, tem um significado muito especial para nós, que temos a diversidade cultural como parte da nossos princípios e dia a dia. A CTG Brasil é uma empresa brasileira de origem chinesa, e dentro do nosso propósito de gerar energia limpa em larga escala para o Brasil e para o mundo, está também promover a aproximação entre esses dois povos”, diz Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.

A imigração chinesa no Brasil teve início em 1810, quando Portugal organizou em sua colônia de Macau a vinda dos primeiros chineses para o país. Hoje, estima-se que vivem aqui cerca de 200 mil chineses e descendentes, dos quais um número superior a 130 mil moram em São Paulo.

Publicidade

O propósito do projeto “Visões do outro: diálogos entre Brasil e China” é fazer um retrato dessa imigração através do relato de pessoas. Os resultados são histórias de vida marcadas pelo encontro desses dois países, contadas por quem carrega a influência de ambos.

Foto Divulgação

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Publicidade

Siga o @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade