Connect with us

Educação

MEC oferece curso gratuito para professores avaliarem a fluência em leitura de estudantes

A capacitação faz parte do Programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização

Publicado

em

O Ministério da Educação disponibiliza aos professores alfabetizadores de todo o país o curso ‘Fluência em Leitura’. A capacitação é gratuita e tem o objetivo de fornecer aos docentes as habilidades necessárias para avaliação da fluência em leitura de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, em especial dos 1º e 2º anos. 

O curso foi lançado no mês de outubro e está disponível na Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas. Ele integra as ações do Programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação. 

Publicidade

O curso fornece, ainda, as habilidades necessárias para a apropriação e o uso dos resultados da avaliação da fluência em leitura. A partir dessas avaliações, os professores alfabetizadores podem identificar o que e como os estudantes conseguem ler, dentro de um tempo médio, previamente determinado, além de saber quais estudantes ainda não são capazes de realizar uma leitura compatível com o ano de escolaridade em que se encontram. 

De posse das informações dos estudantes, é possível aplicar estratégias e atividades de ensino identificadas no módulo “Fluência” do Curso Práticas de Alfabetização, disponível na Plataforma Avamec, de acordo com as necessidades identificadas para cada estudante dos anos iniciais. 

Publicidade

A capacitação está dividida em quatro módulos: concepção de leitura e de fluência leitora; a avaliação de fluência na alfabetização; perfil de leitores e práticas leitoras; escolas e famílias formando leitores fluentes. 

Siga @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.

Publicidade

Com informações do Ministério da Educação
Foto: Divulgação/MEC

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Publicidade

Compartilhe esta notícia

EM ALTA