Connect with us

Economia

Qual o melhor banco para abrir uma conta PJ?

Publicado

em

Selecionar bons parceiros para sua empresa pode não ser uma missão fácil. Principalmente quando o assunto é o setor financeiro, escolher o melhor banco digital para conta PJ é essencial.

Publicidade

Primeiro porque ter uma conta exclusiva para a empresa é mais que necessário, afinal, é dessa forma que você irá conseguir separar as despesas pessoais e corporativas.

Porém, não se deve considerar qualquer banco para contar com essa estratégia. Escolher bons parceiros não é uma tarefa simples e não deve ser tratada de qualquer jeito.

Publicidade

E é exatamente sobre isso que esse texto trata e vai te ajudar a escolher o melhor parceiro para essa função.

O que é uma conta PJ

Este é o tipo de conta usado especialmente para empresas, com  funcionalidades diferentes de uma conta de pessoa física para poder atender as necessidades da pessoa jurídica, como a emissão de boletos ou o acesso a um cartão empresarial.

Publicidade

Para ter acesso, é preciso estar inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, possuir um CNPJ, que será o documento de identificação utilizado, como se fosse um CPF.

A conta PJ já existe há muitos anos com foco em ajudar a pessoa que administra a empresa a conseguir separar as despesas físicas e corporativas e melhorar seu controle financeiro.

Publicidade

Porém, nos últimos anos, com a chegada dos bancos digitais, esse serviço melhorou muito, oferecendo soluções mais inteligentes e estratégias para um negócio.

O principal propósito desse tipo de banco tem sido oferecer facilidades no dia a dia de qualquer pessoa, principalmente aquela que empreende.

Publicidade

Normalmente, desde a abertura da conta digital até o esclarecimento de dúvidas, as necessidades de clientes podem ser resolvidas pelo site ou pelos aplicativos.

Com isso, você não enfrenta fila, não tem burocracia e nem mesmo precisa sair de casa, tendo mais agilidade e tempo para cuidar da empresa

Publicidade

Os principais serviços oferecidos são:

  • Conta-corrente digital: para você fazer tudo pela internet e sem perder tempo;
  • Cartão de crédito: para ajudar no fluxo de caixa e capital de giro;
  • Investimentos: para proteger seu capital de giro e fazê-lo render;
  • Seguros: para proteger seu patrimônio;
  • Consórcios: para conseguir adquirir bens mais caros sem muito esforço;
  • Empréstimos: para momento de aperto ou investir no negócio.

Os bancos digitais são autorizados pelo Banco Central e surgiram no Brasil em meados de 2016 após a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Esse movimento foi pensado com a chegada das fintechs, startups conhecidas por trazerem inovação tecnológica ao sistema financeiro. 

Publicidade

Este é um termo que tem ficado cada vez mais popular. Ele se refere às empresas que oferecem soluções mais simples e baratas para a população no geral, seja para pessoa física ou pessoa jurídica.

A palavra significa financial technology (tecnologia financeira em português), que representa empresas que desenvolvem soluções financeiras totalmente digitais, onde o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor.

Publicidade

O termo tem se tornado famoso devido ao grande número de fintechs que vêm surgindo no Brasil e no mundo. É uma tendência mundial de inovação que veio para transformar a relação das pessoas com o dinheiro.

No Brasil, já são quase mil e trezentas fintechs atuando, conforme mostram os dados do estudo Inside Fintech, da consultoria de inovação aberta Distrito.

Publicidade

5 dicas para escolher o melhor banco para conta PJ

Se você gostou da ideia de ter uma conta exclusiva para sua empresa, mas agora quer saber como escolher o melhor banco para abri-la, confira essas cinco dicas e analise com muito cuidado.

  1. Conheça sua empresa

O primeiro ponto é que você precisa conhecer sua empresa. Não há como saber se um serviço realmente é bom para sua empresa sem saber do que ela precisa para crescer.

Por isso, a primeira dica é você definir bem seus objetivos e tê-los sempre em mente na hora de contratar qualquer fornecedor.

Publicidade

Conheça a situação de caixa, onde você quer chegar e o que uma instituição financeira precisa fazer para ser o melhor banco digital pj.

Agindo assim, você trará para perto empresas comprometidas em impulsionar seu negócio e jogar junto com você.

Publicidade
  1. Avalie o custo-benefício

Serviços gratuitos são sempre mais atrativos e geram mais economia para seu negócio. A ideia, então, é buscar empresas que ofereçam isenções.

Aqui, considere uma conta digital que não cobre a taxa de mensalidade e a anuidade do cartão de crédito, por exemplo.

A Cora, conta digital PJ, é gratuita, não cobra anuidade do cartão e também oferece diversos outros serviços exclusivos para empresas.

Publicidade
  1. Compare os serviços

Está em dúvida em relação a dois ou mais bancos para definir qual o melhor? Pois bem, a missão então é anotar os serviços oferecidos por cada um, com seus respectivos custos, e compará-los.

Porém, lembre-se que muitos bancos oferecem serviços parecidos, mas com pequenas taxas que você não quer ou precisa pagar. Então, fique atento a isso.

  1. Pesquise as facilidades oferecidas

Entenda que pode haver algum serviço que pareça ser incrível, mas que não faça sentido para o seu negócio.

Por isso, pesquise bem sobre essas facilidades oferecidas e contrate somente aquelas que realmente fazem a diferença para seu negócio.

Publicidade

Esse ponto aqui está muito diretamente ligado ao primeiro dessa lista. Quando você conhece bem sua empresa, fica muito mais simples descobrir se aquele serviço vai ou não fazer diferença para ela.

  1. Busque por soluções além das convencionais

Não limite as soluções de uma conta PJ apenas nos serviços básicos, como empréstimo, cartão de crédito, entre outros.

Os bancos digitais têm trazido soluções que vão além dessas, como emissão de boleto ilimitado e gratuito para seus clientes, recebimento em PIX e ainda uma gestão de cobrança completa para profissionalizar ainda mais seu negócio.

Publicidade

E então, o que achou das dicas? Não esqueça de anotar todos os pontos mencionados e fazer uma análise minuciosa.

Lembre-se dos seus objetivos e busque sempre parceiros que possam te ajudar a alcançá-los.

Publicidade

Encaminhar sua empresa a um crescimento sustentável precisa ser sua meta. Uma conta digital PJ pode ajudá-lo.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade