Connect with us

Educação

Governo de São Paulo oferece 7 mil vagas em cursos gratuitos de T.I exclusivas para PcDs

Programa “qualifica SP” tem como objetivo formar profissionais em áreas de alta demanda no mercado de trabalho; inscrições já estão abertas

Publicado

em

Governo de SP oferece 7 mil vagas em cursos gratuitos de T.I exclusivas para PcDs
© Foto: Divulgação | Governo de SP

Neste Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, celebrado em 14 de abril, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece 7 mil vagas exclusivas para pessoas com deficiência que tenham interesse em ingressar na área de Tecnologia da Informação, uma das mais promissoras do mercado. Os concluintes ainda terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras.

+ Governo de São Paulo investe R$ 240 milhões em ações que ampliam segurança e acolhimento nas escolas
+ SP vai investir R$ 150 milhões em programa esportivo de ‘caça-talentos’ nas escolas

Segundo relatório da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, até 2025, serão necessários mais de 540 mil novos profissionais no país. Além disso, um estudo recente do IDC (International Data Corporation) aponta que o mercado de tecnologia brasileiro vai crescer 6,2%, número bastante positivo e acima do PIB. 

“Esse programa é uma diretriz forte do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama Cristiane de Freitas para atender a demanda do mercado de trabalho que busca por mão de obra qualificada”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Lima. “Hoje, um profissional de T.I é bem remunerado e pode trabalhar em home-office, o que é um diferencial.”

Os cursos disponíveis serão realizados por meio de parcerias com importantes empresas do segmento, como a ADA Tech, que disponibilizou os cursos “Web Front-End e Dados”; e a Impacta, com “Engenharia de Dados” e “Formação Backend Developer”.

O programa

O “qualifica SP” é uma iniciativa inédita realizada em parceria com empresas de tecnologia que oferece 123 mil vagas, sendo 7 mil delas exclusivas para PcDs, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens, priorizando o público negro. As inscrições devem ser feitas no site desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/qualificasp/ até dia 30 de abril. A carga horária varia entre 140 e 360 horas. Os inscritos poderão iniciar os estudos a partir de 7 de maio.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego e renda. É responsável por oferecer cursos de qualificação profissional de curto e médio prazo para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Além disso, tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A pasta possui programas voltados ao empreendedorismo e a linhas de crédito do Banco do Povo para pequenos negócios.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade