Connect with us

Educação

Qualifica SP: saiba mais sobre os cursos gratuitos de T.I oferecidos pelo programa

Ao todo são cinco opções com alta procura no mercado de trabalho na área de programação; inscrições estão abertas até o dia 14/05

Publicado

em

A área de tecnologia da informação (T.I) é uma das promissoras e que mais demandam profissionais atualmente no Brasil. Segundo relatório da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos profissionais no país. Além disso, um estudo recente do IDC (International Data Corporation) aponta que o mercado de tecnologia brasileiro deve crescer 6,2%, número bastante positivo e acima do PIB. 

Publicidade

Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico lançou o Qualifica SP, programa que tem como objetivo formar mão de obra em áreas onde há déficit de profissionais no mercado de trabalho. A iniciativa está com 123 mil vagas na em cursos na área de T.I e as inscrições estão abertas até domingo (14). Ao final do curso, os concluintes terão a chance de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras.

Leia também:
+ Governo de SP lança edital para concurso público que vai contratar 15 mil professores
+ Em NY, Governo de SP apresenta projetos para atração de investimentos privados

Publicidade

O gerente de sistemas, Luciano de Almeida, que já atua no mercado de T.I há 26 anos, conta que o Brasil comparado ao mercado europeu e dos EUA tem uma defasagem de profissionais, “Acredito que seja uma questão cultural e de adequação de ensino. A maioria dos materiais desta área estão em inglês e espanhol. A gente já inicia a educação com certa dificuldade e atraso”, conta. 

Sobre a percepção do mercado atualmente ele conta que grandes empresas estão adaptando todo seu sistema, por exemplo, bancos que atuavam de maneira física e agora estão caminhando para o digital. “Hoje a visão que eu tenho é que as empresas estão automatizando os seus serviços e a pandemia impulsionou a tecnologia de uma forma tão agressiva, que temos poucos profissionais qualificados na área e acabou tornando o nosso maior desafio puxar essas pessoas para o T.I e, principalmente, como prepará-las para o mercado”, completa.

Publicidade

Conheça o que faz os profissionais de T.I em cada um dos cursos:

  • Desenvolvedor Full Stack: nesta atividade o profissional está ligado ao desenvolvimento e programação web. Além disso, ele pode realizar tanto a parte visual quanto de interação do usuário em sites e aplicativos. 
  • Desenvolvimento Mobile: aqui o aluno poderá desenvolver aplicativos para diversos dispositivos como celular e tablet, inclusive, jogos e ferramentas de interatividade.
  • Engenharia de dados: busca criar desde sistema de bancos de dados, Big Data, até entender fundamentos de machine learning (aprendizado de máquina). 
  • Backend Developer: busca formar profissionais que entendam as lógicas de programação e entender de segurança de dados, além de como codificar e testar projetos, podendo até fazer a manutenção dos sistemas.
  • Web Front-End e Dados: desenvolve por meio de gráficos a interface gráfica, entre as disciplinas que o aluno irá estudar: TML; CSS; Banco de Dados; Introdução a Algoritmos e JavaScript.

As vagas são divididas, sendo 7 mil exclusivas destinadas para pessoas com deficiência, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. Dentro deste quadro, o público negro tem prioridade. As aulas possuem carga horária que varia entre 140 e 360 horas. Inscreva-se no site: desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/qualificasp/.

Sobre a SDE

Publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego e renda. É responsável por oferecer cursos de qualificação profissional de curto e médio prazo para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Além disso, tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A pasta possui programas voltados ao empreendedorismo e a linhas de crédito do Banco do Povo para pequenos negócios.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade