Connect with us

Espírito Santo do Pinhal

Férias: Renovias orienta sobre planejamento de viagem e revisão veicular

Alguns cuidados são essenciais para garantir uma viagem tranquila e segura

Publicado

em

Férias Renovias orienta sobre planejamento de viagem e revisão veicular
Foto: Divulgação | Renovias

Com o início das férias escolares e a proximidade das festas de final de ano, muita gente já começa a se planejar para pegar a estrada. Mas, além de preparar o roteiro de viagem, é importante se atentar também aos detalhes de deslocamento e às condições do veículo.

A manutenção preventiva é o primeiro passo para uma viagem segura e tranquila, já que ninguém quer ficar parado na estrada por problemas mecânicos. Com a revisão veicular em dia é possível antecipar desgastes e evitar problemas mecânicos que afetam diretamente o bom desempenho e funcionamento do automóvel.

“Com o veículo revisado e em boas condições de tráfego, o motorista tem maior controle ao volante. Ou seja, todos poderão seguir viagem tranquilos, com segurança”, salientou o gerente de operações, Alberto Correia Junior. 

Publicidade

Somente entre os meses de janeiro e outubro de 2023, a Renovias guinchou cerca de 12 mil veículos. Ao longo de 10 meses, a concessionária atendeu a 12.654 veículos com pane mecânica, 3.674 que necessitavam de troca de pneus (furado ou estourado), 1.789 com pane elétrica e 1.529 com pane seca (falta de combustível).

ITENS QUE DEVEM SER CHECADOS DURANTE A MANUTENÇÃO VEICULAR:

  • Bateria;
  • Suspensão;
  • Óleo do motor; 
  • Injeção eletrônica;
  • Parte elétrica e mecânica;
  • Alinhamento, balanceamento e troca de pneus;
  • Checagem do fluído de freio e da direção hidráulica (se houver);
  • Iluminação e sinalização do veículo (pisca-alerta, setas, faróis, luzes de ré e de freio);
  • Filtro de ar e de óleo (assim como o do ar-condicionado).

DICAS DE VIAGEM

Antes de pegar a estrada, o motorista deve fazer o planejamento mínimo de seu deslocamento. Colocar a rota de viagem no GPS é uma boa dica para evitar ficar perdido ou enfrentar um congestionamento. Mapear os postos de serviço existentes no seu trajeto também é muito importante. Com este mapeamento é possível planejar as paradas, especialmente, se você estiver viajando com crianças.

Ter em mãos o telefone de emergência das concessionárias que administram os trechos por onde você vai passar é essencial. O telefone de emergência da Renovias é o 0800 055 9696.

Publicidade

BAGAGEM

Com a revisão veicular em dia e com o planejamento de deslocamento preparado, é hora de colocar as malas no carro e seguir viagem. Mas, fique atento! As bagagens não podem ser acondicionadas, aleatoriamente, dentro do veículo.

O acondicionamento correto da bagagem é um importante item de segurança. Objetos soltos dentro do carro podem causar graves acidentes nas rodovias. Em caso de uma frenagem de emergência ou manobra brusca, eles podem se mover e atingir o motorista, passageiros ou partes importantes do veículo.

Publicidade

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar objetos soltos dentro do carro é uma infração grave, e pode levar a multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade