Connect with us

Espírito Santo do Pinhal

Defesa Civil Estadual alerta para chuvas intensas em todo o estado até sábado

Já a partir desta quinta-feira (21), previsão é de temporais com raios e rajadas de vento

Publicado

em

CHUVA DEFESA CIVIL ESTADUAL
© BrianAJackson | Depositphotos

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta à população sobre a iminência de chuvas intensas em todo o território paulista a partir de quinta-feira (21) até sábado (23), com volumes significativos, especialmente na faixa leste do estado. Além das tempestades com raios e rajadas de vento, é previsto um risco de forte ressaca marítima em todo o litoral até domingo (24).

Publicidade

Previsão e Ações de Proteção

De acordo com informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), são esperadas chuvas de intensidade variada, desde fortes e contínuas até moderadas, acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento que podem atingir até 88 km/h em algumas áreas. Adicionalmente, há alerta de ressaca marítima ao longo da costa paulista, com ondas podendo alcançar até três metros.A Defesa Civil estadual participou de uma reunião com o Cenad e o Cemaden para alinhar estratégias de proteção. As coordenadorias regionais e municipais também estão se reunindo para ajustar procedimentos visando a segurança da população.

Recomendações e Cuidados Especiais

As Defesas Civis municipais e os residentes em áreas propensas a inundações ou deslizamentos devem adotar precauções especiais a partir desta quinta-feira. Com a previsão de grandes volumes de chuva, existe o risco de deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e descargas elétricas.É fundamental que a população esteja atenta para evitar acidentes fatais durante e após as tempestades. Moradores em áreas vulneráveis devem ficar atentos a sinais como movimentação do solo, rachaduras nas estruturas, inclinação de postes e árvores, entre outros. Em caso de qualquer sinal de perigo, é recomendado abandonar o local imediatamente.

Publicidade

Medidas Preventivas Durante as Tempestades

Durante as tempestades, evite áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores e acidentes com raios. Não tente atravessar áreas alagadas ou com enxurradas, pois uma pequena quantidade de água pode representar um perigo significativo.Em situações específicas, como um fio energizado caindo sobre um veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do carro e contatar os serviços de emergência. Caso haja incêndio no veículo, siga procedimentos seguros para abandoná-lo sem riscos adicionais.Para assistência ou informações adicionais, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199. Para receber alertas via SMS, cadastre-se enviando “40199”. Acompanhe também as redes sociais e o canal do WhatsApp da Defesa Civil do Estado de São Paulo para atualizações. As equipes municipais realizarão vistorias em áreas críticas durante todo o período do alerta.

Com informações do Governo de SP
Foto: BrianAJackson | Depositphotos

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.