Connect with us

Espírito Santo do Pinhal

Na Renovias, mulheres ganham cada vez mais destaque nas equipes

Publicado

em

Renovias Mulheres
© Foto: Divulgação/Renovias

Mesmo com a rápida ascensão feminina no mercado de trabalho nas últimas décadas, o setor de infraestrutura ainda é marcado pela baixa participação feminina na força de trabalho. Levantamento do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) aponta que apenas 16% das vagas de liderança nesta área são preenchidas por mulheres.

Publicidade
>

A Renovias, que administra 345 quilômetros de rodovias no interior de São Paulo, atingiu em 2023, a marca de aproximadamente 18,5% de mulheres na liderança, número 2,5% maior que a média do levantamento do Insper. Além disso, 39% de toda força de trabalho da Renovias é composta por mulheres.

Na prática, há mulheres atuando em praticamente todas as áreas. No Atendimento Pré-Hospitalar (APH), por exemplo, são 18 mulheres na equipe, sendo uma médica, 15 técnicas de enfermagem e 2 condutoras de ambulância.

Publicidade
(Foto: Divulgação/Renovias)

“Entrei na Renovias em maio de 2016. Sempre sonhei em trabalhar com APH, desde que fiz o curso técnico de enfermagem. Mas, na época, eu não sabia nada de resgate rodoviário… Até que a Renovias fez um treinamento na escola onde eu estudava. Meus olhos brilharam e assim que me formei comecei a buscar por uma vaga na empresa. Foram 3 anos tentando… Até que um dia o supervisor de APH me ligou e ofereceu a vaga. Eu agarrei a oportunidade e já estou aqui há 8 anos”, comenta a técnica de enfermagem Camila Fernanda da Silva.

DIVERSIDADE

A Renovias tem o compromisso de construir uma cultura cada vez mais diversa e inclusiva, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão de mulheres, assim como de negros, profissionais PcD, pessoas que pertencem às comunidades LGBTQIAP+ e profissionais de qualquer idade.

Ellen Cristina Mazzieri é gerente e conta sobre a experiência ao longo de todo esse processo de incentivo à liderança feminina. “A agenda de Diversidade está no centro da nossa estratégia e permeia nossas conversas diárias, o que reforça nosso compromisso em refletir a representatividade da nossa sociedade em nosso quadro de Pessoas”, explica.

Publicidade

DESTAQUE

Simone Quaglio (Foto: Divulgação/Renovias)

Simone Sandra Quaglio entrou na Renovias como auxiliar da Qualidade, para cobrir licença maternidade, durante o período de 6 meses. Quando a pessoa do setor retornou às atividades, ela foi transferida para o setor de Ouvidoria e Simone continuou na Qualidade. Em 2011, Simone teve a oportunidade de assumir a área e, em 2017, um novo desafio foi lhe apresentado, junto à área de Ouvidoria.

Ela permaneceu a frente das duas áreas e a tarefa foi cumprida com maestria até 2023, quando novos desafios surgiram e houve a necessidade de Simone se dedicar, novamente, 100% à Qualidade. Atualmente, ela é a responsável pela implantação de novas normas, auditorias, atualização de sistemas, dentre outras atividades.

“Eu me sinto lisonjeada de ocupar o cargo de Supervisora de Qualidade na Renovias. É uma responsabilidade grande, mas me sinto muito respeitada por todas as equipes. Eu amo o que eu faço e é um prazer imenso poder atuar para a melhoria contínua da empresa. Tem dado certo, há 23 anos”, relata Simone.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Renovias intensifica cronograma de limpeza para evitar proliferação do mosquito da dengue

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.