Connect with us

São Paulo

Páscoa vai movimentar 2,1 milhões de turistas no Estado de SP

Para 87% dos municípios, feriado terá aumento no fluxo de turistas, comparado ao ano passado

Publicado

em

Turismo Pascoa SP
© alfribeiro | Depositphotos

Mais da metade das cidades do Estado de São Paulo planeja algum tipo de celebração especial na Páscoa. É o que revela a sondagem Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). 

Publicidade

Em todo o território paulista, estima-se que 2,1 milhões de turistas circularão entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, movimentando em torno de R$ 3,2 bilhões. Entre os municípios que normalmente recebem visitantes, 87% deles preveem aumento do fluxo em relação ao ano anterior. A Setur-SP selecionou alguns eventos promovidos pelos municípios do interior do Estado. Confira:

Votuporanga

Município de Interesse Turístico (MIT) com destaque para o turismo religioso, Votuporanga realizará “Encenação da Via Sacra e da Paixão de Cristo”, dia 30 de março, das 19h às 20h. Os espetáculos contam com a participação da 60 voluntários, entre atores e equipe de apoio, e tem realização das paróquias Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga e São Bento. A entrada é gratuita.

Publicidade

Batatais

Cerca de 12 mil pessoas participam da encenação “Paixão de Cristo”, na sexta-feira (29), no Sambódromo Carlos Henrique Cândido Alves. A apresentação é do Grupo Ministério Teatral Santa joana D´Arc, a partir das 20 horas e tem o objetivo de valorizar, resgatar e manter a cultura local, integrar a comunidade, suas tradições e fé. A entrada é gratuita.

Iguape

Iguape, no Vale do Ribeira, promove a Via Sacra ao Vivo. Encenando as 15 estações que contam a trajetória da Paixão de Jesus Cristo, desde a prisão, até sua morte e ressureição, a Via Sacra reúne cerca de 100 atores e acontece no Centro Histórico da cidade. Assim, transforma o local em um grande cenário de emoção e fé. O evento acontece de 28 a 29 de março, com entrada gratuita.

Publicidade

Pedreira 

Milhares de fiéis católicos de Pedreira e região se reúnem para visitar o local onde estão instaladas as Estações da Via Sacra, pintadas a mão por artistas plásticos. A peregrinação, uma tradição desde os anos 40 do século passado, inicia na quinta-feira (28), às 2 horas, no pé do Morro do Cristo, e se estende até a sexta-feira (29). O trajeto possui uma subida íngreme e exige muita penitência dos fiéis para completar o circuito. O evento é gratuito. 

São Pedro

São Pedro promove o show no coreto da Praça Gustavo Teixeira, na noite de sábado (30) e no domingo (31), a tradicional caça aos ovos, pela manhã. Os eventos são gratuitos.

Publicidade

Águas de São Pedro

O município turístico de Águas de São Pedro preparou várias atrações especiais para a celebração pascal. Entre elas estão: a Toca do Coelho, no Centro de Convenções, com várias atividades para as crianças; e a Paradinha de Páscoa na Av. Carlos Mauro. As atrações iniciaram no sábado (23) e vão até o domingo (31). 

Morungaba

Morungaba realiza um evento tradicional de Páscoa, muito procurado tanto pelos moradores do município quanto pelos turistas. Trata-se da “Encenação da Paixão de Cristo”, que acontece há uma década, sempre nas Sextas-feiras Santas. A Encenação é realizada pelo teatro da Paróquia Imaculada Conceição e é um evento regional. A entrada é gratuita.

Publicidade

São Roque 

A Estância Turística de São Roque preparou ações de Páscoa especiais para as crianças. Neste ano, a “Páscoa Alegre de São Roque”, terá diversas atividades voltadas aos pequenos. A grande maioria dessas atividades acontecem na Brasital, local que recebeu decoração especial e foi transformado em um verdadeiro mundo mágico para as crianças com visitas do coelhinho da Páscoa.

Holambra

A Semana Santa de Holambra contará com exposição sacra, pescaria, Vila de Páscoa, além de divertida gincana de caça aos ovos para a criançada e a visita do Coelhinho. O sábado (30) será dedicado aos pequenos. Entre 16h e 20h, no Parque Cidade das Crianças, a garotada poderá assistir a uma fascinante peça de teatro, curtir brinquedos infláveis, fazer pintura facial, tirar fotos com o Coelhinho da Páscoa e se deliciar com pipoca. Às 17h, está prevista a Caça aos Ovos. Cerca de 20 mil ovinhos de chocolate serão escondidos no local e a missão das crianças, de até 10 anos será encontrá-los. 

Publicidade

Itu

Na Estância Turística de Itu, a tradicional Semana Santa atrai centenas de fiéis à cidade, em diversos eventos durante o período. Dentre eles, destacam-se o Ofício de Trevas, a Procissão de Passos, a Adoração da Cruz, a Procissão do Senhor Morto, a Encenação da “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” e a Procissão do Encontro. 

A Semana Santa de Itu é um grande evento regional, que acontece no Centro Histórico da cidade, e é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Igreja Matriz. A entrada é gratuita. 

Publicidade

São José dos Campos

Mais de 580 mil pessoas se emocionaram e se inspiraram com o Auto de Páscoa, maior espetáculo indoor da América Latina. O evento é promovido pela Igreja da Cidade, em São José dos Campos. A edição deste ano completa 20 anos e celebra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A entrada no evento é solidária, mediante a doação de 1kg de alimento por ingresso. As encenações seguem até 31 de março.

Lindóia

Mais de seis mil minis ovos de chocolate serão distribuídos na terceira edição da tradicional gincana de caça aos ovos, em Lindoia. A brincadeira acontece na Praça Getúlio Vargas, no sábado, das 16 às 18 horas e atrai cerca de mil crianças de até 12 anos do município e dos arredores. Os ovos são escondidos entre as árvores e camuflados debaixo dos bancos públicos. As atividades são gratuitas e incluem brinquedos infláveis, pintura facial e distribuição de pipoca e algodão doce.  

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Renovias: Operação Páscoa deve movimentar mais de 326 mil veículos na região

Foto: alfribeiro | Depositphotos

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade