Connect with us

Educação

Vestibulinho das Etecs: inscrições terminam nesta sexta-feira (17)

Interessado deve preencher ficha de inscrição online até sexta-feira (17), às 15h

Publicado

em

Prova do Vestibulinho das Etecs será aplicada neste domingo (10)
© Foto: Roberto Sungi

As inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2024 terminam nesta sexta-feira (17) às 15h. O processo seletivo oferece 41.790 vagas em cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes do segundo módulo, distribuídas em diversas unidades pelo Estado de São Paulo. Os candidatos podem optar por modalidades de estudo presencial, semipresencial ou online. A lista de unidades, cursos e vagas está disponível no site do Vestibulinho das Etecs. A prova será realizada no domingo, 9 de junho, às 13h30.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site www.vestibulinhoetec.com.br, responder ao questionário socioeconômico e pagar uma taxa de R$ 40. O pagamento pode ser feito até o último dia de inscrição, em qualquer banco pela internet, aplicativo bancário ou pela ferramenta getnet no site oficial do Vestibulinho, com cartão de crédito. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa.

Os dados fornecidos na inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, caso o candidato tenha menos de 16 anos. A Portaria do processo seletivo e o Manual do Candidato fornecem detalhes sobre a documentação necessária e orientações para o preenchimento correto do formulário.

Se necessário, as Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet para a inscrição. Para utilizar esse serviço, é preciso contatar a unidade para obter informações sobre datas e horários disponíveis.

Requisitos

Para concorrer a vagas nos cursos técnicos em qualquer modalidade, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do Ensino Médio ou equivalente, apresentando no momento da matrícula o Certificado de Conclusão ou uma declaração de que está cursando. Informações detalhadas estão disponíveis na página 2 da Portaria.

Para especializações técnicas, além de ter concluído o Ensino Médio, é necessário ter completado o curso técnico associado à especialização desejada, conforme listado no site.

Para as vagas remanescentes do segundo módulo, o candidato deve estar cursando a terceira série do Ensino Médio ou ter concluído esse ciclo, e comprovar experiência profissional na área do curso através de avaliação e certificação de competências do primeiro módulo.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza adiciona pontos à nota final do exame: 3% para estudantes afrodescendentes e 10% para aqueles que estudaram integralmente na rede pública do quinto ao oitavo ano ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Estudantes que se enquadram em ambas as situações recebem 13% de bônus.

O candidato deve verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não será realizada e a vaga será perdida se as condições estabelecidas não forem atendidas integralmente.

Candidatos com deficiência que necessitem de condições especiais para a prova devem indicar essas necessidades na ficha de inscrição e enviar um laudo médico descrevendo a necessidade e seu grau, no link específico na “Área do Candidato”, até as 15h do dia 17 de maio.

Candidatos transgêneros que desejarem ser tratados pelo nome social devem informá-lo no momento da inscrição, no campo específico, e enviar imagens do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Para mais informações, os interessados podem ligar para (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) ou 0800-772 2829 (outras localidades), ou acessar a internet.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade