A partir desta sexta-feira (30), começa a exibição do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para o 1º turno das Eleições Municipais de 2024, com término previsto para 3 de outubro. As campanhas para os cargos de prefeito e vice-prefeito terão 20 minutos diários em rede, divididos em dois blocos de 10 minutos, de segunda a sábado. Além disso, serão exibidos 70 minutos diários de inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para candidatos a prefeito e vereador. A eleição para vereador não contará com tempo de propaganda em cadeia.
A propaganda em bloco será transmitida no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, e na televisão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. As inserções, distribuídas entre 5h e meia-noite, serão divididas em 60% (42 minutos) para candidatos a prefeito e 40% (28 minutos) para candidatos a vereador. A programação dessas inserções será feita em três períodos: das 5h às 11h, das 11h às 18h e das 18h às 24h.
Em São Paulo, a Coligação Caminho Seguro pra São Paulo, do atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, contará com o maior tempo de propaganda, totalizando 6 minutos e 30 segundos, além de 1.913 inserções. Logo em seguida, vem a Coligação Amor por São Paulo, do candidato Guilherme Boulos, com 2 minutos e 22 segundos e 700 inserções. A Federação PSDB/Cidadania, representada por Datena, terá 35 segundos e 174 inserções, enquanto o Partido Socialista Brasileiro (PSB), da candidata Tabata Amaral, contará com 30 segundos e 151 inserções.
Os partidos DC, Novo, PCO, PRTB, PSTU e UP não terão direito à propaganda gratuita devido à cláusula de barreira, aplicada com base no desempenho das Eleições de 2022.
No site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na página dedicada às Eleições 2024, é possível acessar informações detalhadas sobre a distribuição do tempo de propaganda, o número de inserções e a programação diária.
A Coligação Caminho Seguro pra São Paulo será a primeira a exibir a propaganda em bloco na TV nesta sexta-feira. No segmento reservado às inserções para candidatos a vereador, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) será o primeiro a veicular sua propaganda no dia 30, no primeiro bloco, das 5h às 11h. A ordem de exibição para o 1º dia do horário gratuito foi definida por sorteio, realizado no dia 21 de agosto pela 2ª Zona Eleitoral – Perdizes, no plenário do TRE-SP.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais são as propostas dos candidatos a prefeito de Espírito Santo do Pinhal
O primeiro turno das eleições ocorrerá em 6 de outubro. Caso haja necessidade de um segundo turno, ele será realizado no dia 27 de outubro, nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato a prefeito tenha alcançado a maioria absoluta dos votos válidos. A propaganda eleitoral para o 2º turno será exibida no rádio e na TV entre os dias 11 e 25 de outubro.